Sabado às 23 de Novembro de 2024 às 04:10:53
Saúde

Prevenção do câncer do colo uterino em Campo Largo

Prevenção do câncer do colo uterino em Campo Largo

19-11-2010

O câncer do colo uterino é um dos mais frequentes entre as mulheres brasileiras. Em primeiro lugar, está o câncer de pele não melanoma, em segundo o câncer de mama e em terceiro o câncer do colo uterino.

Embora seja fácil fazer a prevenção desse tipo de câncer, em nosso país ainda poucas mulheres procuram fazer o preventivo, também conhecido como Papanicolaou. Trata-se de uma simples coleta de células do colo uterino, realizada com espátula de madeira e escova de plástico, ambas descartáveis após o uso. Esse exame é oferecido gratuitamente nas unidades de saúde. Obrigatoriamente, precisa fazer parte do exame ginecológico de rotina, anual ou até mais espaçadamente, pois praticamente não acresce tempo para a sua realização, em mulheres que fazem o exame ginecológico.

A razão de ser do preventivo é simples: o câncer de colo uterino demora muitos anos para se desenvolver, desde que aparece uma primeira alteração, entre as várias, que são chamadas de lesões précancerosas, conhecidas como ASC-US, NIC I, NIC II, NICIII, AGUS, e que são evolutivas. Isto é, sabemos muito bem nos dias atuais, através do Papanicolaou, estabelecer o diagnóstico de maior ou menor gravidade da alteração encontrada e, a partir daí, indicar o tratamento melhor em cada situação. Logo, pode-se afirmar que o câncer de colo uterino só existe se a prevenção correta não for realizada.

Neste próximo dia 20 de novembro, sábado, um projeto inédito será desenvolvido em Campo Largo, sob a coordenação do Prof. Newton Carvalho, médico ginecologista e obstetra, com reconhecida competência técnica em HPV - vírus papiloma humano, o vírus que está ligado ao aparecimento do câncer de colo uterino.

Conforme ele se manifestou, "... em associação com os setores de Ginecologia do Hospital de Clínicas e o laboratório de Imunogenética da UFPR, a Secretaria de Saúde de Campo Largo estará desenvolvendo uma campanha com a intenção de diagnosticar precocemente alterações que precedem o aparecimento do câncer do colo do útero.
Nesta campanha são convidadas mulheres de 18 até 45 anos, que são as pessoas de maior risco, para comparecerem às unidades de saúde da Prefeitura de Campo Largo (Centro, NIS e Ferraria), para lá terem a oportunidade de coletarem o exame preventivo, também conhecido como exame de Papanicolaou. Durante esta consulta serão veiculadas, por profissionais das entidades acima, informações acerca da prevenção do câncer do colo do útero e sobre o HPV.
Trata-se da DST - doença sexualmente transmissível mais frequente no nosso meio e que em algumas situações pode estar associada com alterações no exame de Papanicolaou. Também será oferecida a oportunidade de, através de uma pesquisa, coletar exame para detecção de HPV e informações sobre DST. Se você tem entre 18 e 45 anos, não deixe de comparecer e manter seu exame preventivo do câncer do colo do útero atualizado."

Todos esses exames são oferecidos gratuitamente à população feminina campolarguense. Participe, informe suas amigas e compareçam, a prevenção continua sendo o melhor remédio.

Rosires Pereira de Andrade

Prof. Titular de Reprodução Humana da UFPR

Diretor do CEPEME- CERHFAC - Centro de Estudos e Pesquisas Médicas