Domingo às 11 de Janeiro de 2026 às 05:29:49
Geral

História de superação e legado familiar marcam lançamento do livro “Da graxa ao sucesso”, de Jonas Dalcomuni

História de superação e legado familiar marcam lançamento do livro “Da graxa ao sucesso”, de Jonas Dalcomuni

A noite desta quinta-feira (27), na Biblioteca Pública Dr. Francisco Ribeiro de Azevedo Macedo, foi palco de um evento marcado por emoção, homenagens e principalmente de inspiração. Amigos, familiares, autoridades e leitores se reuniram para prestigiar o lançamento do livro “Da graxa ao sucesso: a jornada do borracheiro empreendedor”, obra escrita pelo empreendedor campo-larguense Jonas Dalcomuni, fundador e CEO do Grupo Camp Pneus e que há mais de 20 anos atua no setor automotivo. A publicação, que narra a trajetória de superação, coragem e fé do autor, tocou profundamente o público já nos primeiros minutos da solenidade.

De fácil entendimento e bastante acessível, Jonas explica que o livro é direcionado a empreendedores, profissionais liberais, empresários, líderes e, é claro, para todos os apreciadores de uma boa leitura, com lições capazes de ajudar pessoas físicas ou jurídicas a transformarem o seu modo de olhar para tarefas comuns do dia a dia e administrá-las. 

O autor compartilhou ainda que o desejo de escrever o livro veio justamente por querer ajudar as pessoas nesta jornada de empreendedorismo. “Durante muitos anos, conduzi o meu negócio cometendo erros comuns de empresários iniciantes, especialmente por falta de conhecimento e falta do hábito de leitura. A mudança veio quando participei de uma mentoria empresarial, que lhe despertou a compreensão da leitura como fonte de transformação. O livro é um conhecimento barato e que nos leva uma sabedoria preciosa, foi essa a minha intenção, levar tudo o que eu aprendi ao longo dos anos para as pessoas de maneira que elas consigam aplicar em suas vidas. Foi importante mergulhar em livros de gestão e empreendedorismo e isso transformou o rumo da empresa.”

O incentivo da própria audiência de suas palestras também contribuiu para o nascimento da obra. Muitas pessoas pediam que ele registrasse suas histórias e aprendizagens em um livro. Com isso, decidiu reunir os episódios que moldaram sua vida e dar início à escrita há pouco mais de um ano. Todo o projeto foi bastante detalhado e acompanhado de perto por ele, que também contou com o apoio de uma equipe de profissionais e de seus familiares. 

Em seu pronunciamento, a secretária municipal de Cultura e Turismo, Dorotéa Stoco, reforçou a importância de obras como a de Jonas para a memória cultural da cidade. “Por esta caminhada e pela obra que deixa registrada a história do nosso município, agradecemos por esse legado entregue à biblioteca e à nossa comunidade. Parabéns, Jonas, pela sua resiliência, pela sua vida, pela sua obra e pela sua vontade de fazer a diferença na cidade de Campo Largo.”

 

Uma história que começa na simplicidade e alcança novos horizontes

O livro revela momentos duros da infância. Jonas descreveu a realidade simples em que vivia com o irmão, em um lar que enfrentava dificuldades financeiras. Lembrou do período em que os dois dividiam roupas e acompanhavam o pai pela região metropolitana de Curitiba para recolher pneus considerados “lixo” em borracharias. Entre um descarte e outro, o pai encontrava carcaças reaproveitáveis para revenda, e era disso que a família sobrevivia.

Um dos episódios mais marcantes recuperados no lançamento foi o dia em que, sob forte calor, observou o pai carregando pneus pesados para dentro de uma Kombi velha. Do suor escorrendo no rosto do pai de Jonas, nasceu o desejo de um futuro melhor. “Naquele momento, eu pensei, ainda com uma mente mais infantil, que eu daria uma vida de ‘rico’ para o meu pai. Isso me motivou e eu compreendi que o desejo na verdade era de um dia vou proporcionar uma vida digna para a minha família”, relatou.

Com o passar dos anos, a família superou desafios, transformou o pequeno negócio e alcançou reconhecimento no setor automotivo. “Muitos acham que tivemos sorte, mas quem ler o livro vai saber que a nossa verdadeira ‘sorte’ foi muita coragem, trabalho, resiliência e fé em Deus.”

O jovem borracheiro, que iniciou sua jornada aos 16 anos, juntou forças para transformar um pequeno negócio em uma referência no setor automotivo, com faturamento anual superior a R$ 30 milhões, e é conhecido em toda a região no ramo de auto centers pela qualidade de serviços prestados e produtos comercializados. Além do sucesso empresarial, Jonas atua como palestrante, mentor e especialista em estratégias de gestão e crescimento, onde une a experiência prática, visão estratégica e inspiração para transformar negócios em várias regiões.  

 

Importância da família

Visivelmente emocionado, o pai do autor, Francisco Dalcomuni fez uso da palavra durante os discursos da noite. Com simplicidade e carinho, ele contou que recebeu, ainda no dia 1º de maio deste ano, dia em que comemorou aniversário, o primeiro exemplar do livro e que este foi um presente especial de Jonas. “Ler o livro que meu filho escreveu enche o coração de alegria. É gratificante ver que todo esforço para ensiná-lo no caminho certo está dando frutos tão lindos. Que Deus o abençoe e que muitos outros livros venham pela frente”, afirmou o pai do autor.

O pai também trouxe à lembrança um provérbio bíblico, base de sua formação familiar e referência na educação dos filhos: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, porque quando for grande não se desviará dele”. Em seguida, dirigiu-se diretamente a Jonas, expressando gratidão a Deus pelo filho, finalizando sua fala com uma oração.

Jonas também lembrou da mãe, falecida recentemente. “Ela estaria muito orgulhosa nesse momento”, disse, mencionando que ela também teve a oportunidade de ver o livro ainda em vida. 

O autor também fez questão de agradecer à esposa e aos filhos, Lucas, de 11 anos, e André, de 08, que compareceram à frente do palco e foram aplaudidos pelo público. Sobre a esposa, emocionou-se ao destacar seu papel discreto, porém fundamental: “Ela vive o meu dia a dia, me apoia, me entende e é o equilíbrio que eu precisava. É a pessoa que mais me conhece.”

Aos filhos, deixou uma mensagem marcante sobre o que deseja entregar às próximas gerações. “Não quero deixar apenas herança, quero deixar legado. A herança é algo que você deixa para as pessoas e o legado é algo que você deixa nas pessoas”. O livro, segundo ele, é dedicado justamente a eles.

Em sua fala final, Jonas afirmou que os sonhos antigos já foram alcançados e que agora é hora de sonhar novamente, e ainda mais alto. “Este livro conta nossa jornada de fé, superação e resiliência. E para escrever mais livros, eu preciso continuar vivendo novas histórias. Essa obra é apenas o início de um novo capítulo da nossa trajetória”, finalizou.

Interessados em adquirir o livro podem entrar em contato pelo telefone/WhatsApp (41) 99526-9949 ou pelo Instagram @jonasdalcomuni.