A delegação portuguesa vinculada ao Instituto Politécnico de Santarém, de Portugal, esteve em Campo Largo para estreitar relações e discutir a possibilidade de uma importante parceria. O objetivo é avançar na construção de um convênio internacional que permitirá o intercâmbio entre estudantes e professores brasileiros e portugueses, não apenas cultural, mas focado em capacitação profissional, tecnologia, gestão e inovação.
A visita ocorreu por meio do IFPR - Campus Campo Largo, que desempenhou papel fundamental na construção da ponte entre o município e representantes de diversas instituições de ensino portuguesas, com atuação nas áreas de empreendedorismo, tecnologia, gestão e inovação. Eles estiveram na Câmara Municipal no dia 19 de novembro, sendo recebidos pelo Poder Legislativo e Executivo, e seguiram para visitas em empresas.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Pedro Parolin Teixeira, a proposta é que alunos e professores de Portugal venham ao Brasil para formação no município, como também tenham vivências práticas em empresas campo-larguenses. Da mesma forma, estudantes do IFPR Campo Largo terão a oportunidade de estudar e se aperfeiçoar em instituições portuguesas.
Os portugueses tiveram oportunidade de vivenciar a rotina em duas referências da indústria cerâmica nacional, a Porcelana Schmidt e Incepa. A escolha das empresas teve como finalidade apresentar aos representantes estrangeiros o potencial industrial da região, além de aproximá-los de setores que poderão contribuir diretamente com o desenvolvimento das atividades previstas no futuro convênio.
Pedro reforça que o Poder Público continuará avançando nas tratativas, ao lado do IFPR e demais instituições envolvidas, para concretizar a parceria e gerar novos caminhos de formação e desenvolvimento para o município.