O Atletismo Brasil disputa o Campeonato Pan-Americano de Corrida em Trilha e Montanha, sábado e domingo (29 e 30/11), em Santa Marta, na Colômbia. Gabriela de Freitas Tardivo (Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel), de 21 anos, que vai competir no Classic têm vivência em provas de pista e espera ser ajudada por sua velocidade.
Em 2025, Gabriela foi campeã brasileira sub-23 nos 3.000 m com obstáculos (11:04.76) e também nos 5.000 m (17:39.85) e terceira colocada nos 1.500 m (4:41:44). Na rua, foi 12ª nos 10 km da Maratona do Rio de Janeiro (39:23). Treina com Jorge Luís da Silva.
"Moro em uma região mais rural e sempre tive esse contato, desde que eu comecei a correr, com subir montanha, treinar em estradão de chão, trilha, sempre gostei bastante. Nunca foi o meu foco porque primeiro quero competir na pista, rua, mas depois, quem sabe, ficar mais na montanha. Eu gosto bastante e eu acho muito legal", explicou Gabriela, que é natural de Curitiba e mora em Campo Largo.
"Pelo que eu vi vai ser uma prova rápida. Como venho de corridas de pista e de rua posso ter um pouquinho de vantagem. Eu nunca corri um pan-americano de trilha e montanha, fora do Brasil. Vai ser uma experiência nova pra mim, ms estou com a cabeça de ir pra prova e dar meu melhor", ressaltou.
Gabriela aposta no crescimento da modalidade no Brasil. "Tem potencial, a gente está no caminho certo e se Deus quiser, a cada dia, cada ano a gente vai dar um passo a mais. Pode ser uma modalidade muito forte no Brasil", comentou Gabriela que, por enquanto, ainda vai usar as provas em montanha como preparação para as provas de pista e de rua. "Mas não vou deixar de fazer prova de montanha, porque esse contato com a natureza faz um bem danado."
Gabriela é uma das atletas que embarcou nesta quinta-feira (27/11) com o Atletismo Brasil para Santa Marta.
O Atletismo Brasil no Pan de Trilha e Montanha
Gabriela de Freitas Tardivo (Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel) - Classic
Sandra Martins Bezerra (CARN-RN)- Classic
Louise Souza de Lima (GEAB - Santana do Parnaíba-SP) - Classic
Giovanna Rodrigues Costa Martins (Kiatketa-SP) - Short Trail
Sthefanny Reus Borges (ANR-Ijuí/Atletismo-RS) - Uphill
Rozelene Rodrigues Padilha (AA Paranavai-PR) - Uphill
Gabriela Rossato Compassi (IA Balneário Camboriú/FMEBC-SC) - Uphill
Treinador - Lázaro Pereira Velázquez (Associação Noroeste Runners/Ijuí-RS)
Delegado CBAt - Klaus Grossi Pettersen, presidente da Associação Brasileira em Trilhas (ABCT)
As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.