A abertura oficial do Natal Show de Campo Largo acontece neste sábado (29), às 19h30, na Praça Getúlio Vargas, com caminhada de personagens, cerimônia institucional e o acendimento das luzes natalinas. A programação contará com Papai Noel, bandinha e personagens temáticos, além de uma série de atrações culturais gratuitas que seguirão ao longo das próximas semanas, até o dia 23 de dezembro.
Em entrevista à Folha de Campo Largo, o prefeito municipal Mauricio Rivabem explicou que este deverá ser o maior Natal já realizado pelo município, tanto em estrutura quanto em público esperado. Segundo ele, trata-se de um recurso destinado especificamente para eventos e cultura, sem possibilidade de aplicação em outras áreas e assegurou aos campo-larguenses que atualmente os investimentos realizados em setores como Saúde e Educação ultrapassam o mínimo constitucional exigido.
“O Natal é um dos períodos mais importantes do ano para a economia local, reunindo famílias e fortalecendo o comércio. A expectativa é de grande fluxo de visitantes, impulsionado tanto pela grande variedade de programação que teremos ao longo de todos estes dias, como também pelos três shows gratuitos de artistas de renome nacional, que são a cantora Paula Fernandes, a dupla Munhoz & Mariano, que retornam a Campo Largo, e o cantor Michel Teló. A vinda dessas atrações deve movimentar não apenas os campo-larguenses, mas também moradores da Região Metropolitana”, explica.
Segundo ele, o impacto financeiro é significativo e já foi comprovado em diversos estudos. Um deles foi feito pelo Núcleo de Pesquisa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – Campus Londrina), que aponta que a cada real investido na decoração natalina gera um retorno de R$ 9,25 ao município.
Contratação dos shows e críticas ao repertório
Uma das perguntas mais feitas pelos leitores da Folha, foi sobre a predominância do sertanejo na escolha dos artistas. O prefeito explicou que diversos fatores interferiram na contratação, como agenda, período de férias dos músicos e orçamento disponível. Ele citou que pesquisas anteriores realizadas na cidade já haviam sido realizadas e que eles sabem as preferências do público, mas ressaltou que a administração pretende ampliar a diversidade musical em próximas edições de eventos realizados na cidade. Mesmo assim, garantiu que a estrutura está sendo preparada para proporcionar momentos inesquecíveis ao público.
Rivabem relembrou que, durante este ano, a cidade pode aproveitar diversas atrações que movimentaram a região, iniciando com o Aniversário de Campo Largo, em fevereiro, que contou com a presença da dupla Fernando & Sorocaba, seguido da Festa do Trabalhador, com os sorteios dos automóveis, a Festa do Agricultor, com a presença de Yasmin Santos e da dupla Munhoz & Mariano - que teve o show interrompido por um forte temporal, Festa da Primavera e Dia das Crianças. “Na situação do show do Munhoz & Mariano, por exemplo, que o show precisou ser cancelado por motivo de segurança, imediatamente eu conversei com eles e me garantiram que voltariam para concluir o show em Campo Largo. Conseguimos fechar essa data em dezembro. Os artistas não cobraram o cachê deles para fazer a apresentação”, conta.
Mas, o primeiro evento com a presença de um cantor nacional foi o Natal de 2024, quando Campo Largo recebeu Luan Pereira, no Parque Newton Puppi, em uma apresentação acompanhada por mais de 15 mil pessoas, mesmo após uma grande chuva, mostrou que Campo Largo gosta de receber shows. “Foi ali que a população, e até mesmo a administração, viu o potencial do parque e da cidade para receber eventos deste porte com segurança e conforto”, ressalta.
Além dos shows nacionais, a programação garantirá espaço para músicos de Campo Largo de diferentes estilos. O prefeito afirmou que todos os artistas locais que se apresentarão no palco principal, localizado na região central, onde há maior circulação de pessoas, receberão pagamento pelas suas apresentações. Ele destacou a qualidade das apresentações e dos artistas locais, evidenciados principalmente nos últimos eventos promovidos pela gestão, e convidou a população a prestigiar os talentos da cidade.
Descentralização e segurança reforçada
A decoração natalina tem sido ampliada para outros bairros, estratégia que, segundo o prefeito, incentiva a movimentação dos moradores e fortalece o comércio local. Ele também confirmou a realização da Caravana de Natal, iniciativa iniciada durante a pandemia e que se tornou um dos momentos mais aguardados pela comunidade, por seu caráter emocional e pela forte adesão popular.
Para garantir tranquilidade durante todo o período, a segurança contará com a atuação da Guarda Municipal, parcerias com cidades vizinhas em eventos de maior porte e presença intensificada da Polícia Militar. A Prefeitura também contratou equipes de segurança privada e seguirá com o monitoramento do CIOSP.
O prefeito também comentou um boato que circulava nas redes sociais, segundo o qual os custos da iluminação seriam repassados à população por meio da conta de energia. Ele classificou a informação como infundada e afirmou que não há qualquer possibilidade legal ou administrativa de cobrança desse tipo, reforçando que o acesso às atrações é totalmente gratuito.
O Natal Show 2025 conta com patrocínio do Ministério do Turismo, SESC, SETU (Secretaria de Estado do Turismo) e SVD Transportes, além de parcerias com a Acicla, Cocel e Transpiedade.
Geral
Natal de 2025 será o maior já realizado com shows nacionais, decoração ampliada e reforço na segurança