Domingo às 11 de Janeiro de 2026 às 05:42:42
Geral

Estudo avalia municípios e Prefeitura destaca uma Defesa Civil ativa e serviço de alertas 24h

Estudo avalia municípios e Prefeitura destaca  uma Defesa Civil ativa e serviço de alertas 24h

Foi divulgada em outubro deste ano uma pesquisa realizada pela Rede Curitiba Climática (RECC), que avaliou diversas cidades da Região Metropolitana de Curitiba nos temas relacionados ao Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) 2025 e à adaptação climática.
A pesquisa avaliou os avanços dos municípios em relação às ações realizadas pelo Executivo quanto à Transparência e Governança Pública. Neste ano, Campo Largo ficou na 3ª colocação geral, atrás apenas de Curitiba e Mandirituba. O Ranking da Rede Curitiba Climática apresenta a avaliação de 14 prefeituras da Região Metropolitana de Curitiba e conta com apoio técnico e metodologia da Transparência Internacional – Brasil.
O ITGP Municipal 2025 avaliou a transparência e a governança pública em 329 municípios de 11 estados. A nota média geral dos 14 municípios da RMC foi de 52 pontos, considerada regular.
Conforme divulgado oficialmente, a avaliação segue a metodologia do ITGP, que verifica se as prefeituras regulamentaram e implementaram leis de transparência; se possuem plataformas acessíveis e funcionais para o controle social; se garantem acesso a dados de licitações, contratos, obras e orçamento; e se promovem participação cidadã.
Em 2025, o índice foi implementado em duas frentes: a avaliação dos estados, conduzida pela Transparência Internacional – Brasil, e o acompanhamento municipal, realizado em 329 cidades por 12 organizações da sociedade civil — entre elas, a Rede Curitiba Climática, responsável pelo Paraná.
Outro levantamento realizado apontou questões relacionadas ao clima, com a RECC analisando como Campo Largo trata as informações sobre defesa civil e adaptação às mudanças do clima. A cidade alcançou 21,55 pontos. “Embora tenha órgãos como a Defesa Civil e um setor responsável por mudanças climáticas, o município não apresenta planos de longo prazo, como o Plano Municipal de Adaptação, nem garante canais de diálogo com a população. Também faltam informações periódicas sobre o que está sendo feito para enfrentar enchentes, deslizamentos e outros desastres”, pontuou oficialmente o instituto ao divulgar a pesquisa.
A Redação procurou a Prefeitura de Campo Largo para verificar o posicionamento diante da avaliação. Em nota, o município esclareceu que “não foi oficialmente consultado ou contatado pela Rede Curitiba Climática (RECC) ou pela Transparência Internacional – Brasil para participar da pesquisa sobre adaptação climática que integra o Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) 2025”.
A administração municipal reiterou que reconhece a importância de estudos sobre políticas públicas de enfrentamento às mudanças climáticas, “embora não tenha havido diálogo com a gestão para o esclarecimento dos dados ou a validação das informações avaliadas. Atualmente, o município conta com estrutura ativa da Defesa Civil, com serviços de alertas climáticos disponíveis 24 horas por dia via SMS para a população. A Prefeitura ressalta seu compromisso com a transparência, a gestão ambiental responsável e a proteção da população, colocando-se à disposição para diálogo técnico sobre políticas de adaptação climática”, destacou.
Os resultados estão disponíveis no site: https://transparenciainternacional.org.br/itgp/municipal/

 

Direito de resposta

A Redação da Folha foi procurada pela responsável da condução da pesquisa, que se pronunciou por meio de nota: "A Rede Curitiba Climática (RECC) esclarece que a Prefeitura Municipal de Campo Largo foi oficialmente comunicada sobre o Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) 2025 e sobre o levantamento de adaptação climática em diversas oportunidades, entre março e outubro de 2025.

O município foi convidado a participar do levantamento, apresentar contribuições técnicas e manifestar eventuais recursos antes da divulgação final dos resultados.

As comunicações foram encaminhadas aos endereços institucionais da Prefeitura — [cac@campolargo.pr.gov.br], com cópia para [controladoria@campolargo.pr.gov.br] — nas seguintes datas:

19 de março de 2025: apresentação da Rede Curitiba Climática e convite para cooperação técnica sobre transparência climática;

25 de abril de 2025: envio de informações institucionais sobre o ITGP 2025 e a metodologia aplicada;

28 de julho de 2025: comunicação dos resultados preliminares de Campo Largo no ITGP 2025 e novo convite para apresentação de recurso;

6 de outubro de 2025: divulgação dos resultados finais do município;

7 de outubro de 2025: envio de release institucional à imprensa sobre o desempenho de Campo Largo no ranking climático."


Reconhecimentos para Campo Largo
Campo Largo tem sido reconhecida em todo o Estado pela atuação em diferentes frentes de projetos nas secretarias. Conforme divulgação da Prefeitura Municipal, realizada na última semana, por meio do trabalho das Secretarias Municipais de Ordem Pública, Saúde, Desenvolvimento Econômico e Inovação, Educação e Planejamento, Modernização e Transformação Digital, a cidade recebeu sete prêmios durante o mês de outubro.
De modo geral, as honrarias reconheceram projetos inovadores e eficientes da administração municipal de Campo Largo, cujos resultados revelam como seu desenvolvimento e aplicação contribui, diariamente, com a melhor qualidade de vida da população, ampliando as boas práticas do município e fortalecendo a gestão fiscal e social. 
Entre as premiações e reconhecimentos institucionais recebidos em 2025 por Campo Largo, estão o Prêmio Cidade Empreendedora 2025, do Sebrae Paraná, pela 5ª vez consecutiva; o 13º Prêmio Gestor Público Paraná - 1º lugar na categoria Tecnologia e Inovação para a Muralha Digital do CIOSP; 13º Prêmio Gestor Público Paraná - Certificado de reconhecimento para o Programa Leitura Mágica; o Prêmio Infosfera de Boas Práticas - Certificação da Muralha Digital do CIOSP; a 5ª edição do Prêmio Band Cidades Excelentes - vencedor Estadual 2025 no Pilar Saúde e Bem-Estar (municípios acima de 100 mil habitantes); o projeto inovador 2025 da Rede Cidade Digital - CIOSP Campo Largo; e prefeito inovador do Paraná da Rede Cidade Digital - Maurício Rivabem com o Projeto Câmeras de Monitoramento no Estar Digital.

Foto: Brunno Zotto

Atualizado em 12/11/2025 às 18h38