A Associação Comercial e Empresarial de Campo Largo (Acicla) realizou, no último dia 09 de outubro, na Casa da Cultura, a cerimônia de encerramento e premiação da terceira edição do Prêmio Jovem Empreendedor Acicla, que marcou o fim de mais um período de aprendizado, inovação e protagonismo entre os estudantes.
Neste ano, 11 instituições de ensino, incluindo uma de Balsa Nova, participaram do projeto, que nasceu em 2023 com o objetivo de estimular o espírito empreendedor entre os jovens, aproximando eles da realidade do mundo dos negócios. A edição contou com palestras ministradas por empresários campo-larguenses, orientações dos professores e a elaboração de projetos completos de negócio baseados no modelo Canvas.
A banca final foi realizada na sede da Acicla, ainda no dia 23 de setembro, e reuniu estudantes selecionados para apresentar seus projetos a seis jurados convidados. Já o grande momento aconteceu no evento de premiação, quando foram reconhecidos os trabalhos de destaque das instituições Colégio Estadual Desembargador Clotário Portugal, que conquistou o primeiro lugar, Colégio Estadual Sagrada Família, que ficou com o segundo lugar, e Colégio Estadual Cívico-Militar João XXIII, na terceira colocação.
Os primeiros colocados receberam R$ 1.000, assim como seu professor orientador, em reconhecimento ao empenho e à criatividade demonstrados ao longo do projeto. Os segundos e terceiros colocados também receberam premiações.
O presidente da Acicla, Vinicius Spack, destacou a importância da iniciativa. “O Prêmio Jovem Empreendedor é uma oportunidade de despertar nos jovens o interesse pelo empreendedorismo de forma prática e inspiradora. Ficamos muito felizes com a adesão dos colégios e com o entusiasmo dos estudantes, que apresentaram ideias criativas e viáveis, mostrando que o futuro do empreendedorismo campo-larguense é promissor.”
Para o coordenador do projeto, Bruno Chilhen, o aprendizado vai muito além da competição. “Nosso objetivo é proporcionar aos alunos uma vivência real do que é empreender — desde a criação da ideia até a apresentação do negócio. É gratificante ver o envolvimento das escolas e perceber como os estudantes evoluem em cada etapa, com maturidade e comprometimento. A gente sai com o sentimento que, se pudéssemos, investiríamos muito em várias ideias que eles tiveram, porque são ideias com futuro”, ressaltou.
Para a empresária e integrante da comissão organizadora, Jaqueline Turbay, o projeto tem evoluído a cada edição. “Foi muito gratificante ver o envolvimento dos alunos e o comprometimento das escolas. A cada ano buscamos aprimorar o projeto para alcançar mais instituições e proporcionar uma experiência ainda mais significativa”, destacou.
O Prêmio Jovem Empreendedor Acicla 2025 contou com patrocínio da Apolar Imóveis e Camp Auto Center, e apoio da Aquarela Papelaria, Lojas Spack, CinePlus e City Center Outlet Premium.
Conheça os projetos vencedores
Os estudantes do Clotário Portugal apresentaram o projeto do Robô Monitor, que busca oferecer uma solução acessível de monitoramento ambiental automatizado para plantações e hortas. Os robôs coletam dados do solo, ar e água em tempo real, enviam para um aplicativo e auxiliam o crescimento saudável das plantas, promovendo aumento da produtividade. O projeto foi desenvolvido pelos estudantes Isadora Ribas, Julia dos Santos, Líris Brito e Natália Gonçalves, orientadas pela professora Rubia Schmidt.
A Sealtech Lixeira Inteligente de Condomínio foi a proposta apresentada pelos estudantes do Sagrada Família. O projeto prevê a separação automática de resíduos em até 10 compartimentos, em um projeto que promove sustentabilidade, higiene, praticidade, reduzindo odores e riscos de pragas, além de incentivar a coleta seletiva em condomínios e empresas. Os estudantes responsáveis pelo projeto foram Camila Lau, Giovanna Mazon e Kevin da Silva, orientados pela professora Laura Salles.

No Colégio Cívico Militar João XXIII, os estudantes desenvolveram o projeto Ecolume Luminárias Sustentáveis, feitas com materiais recicláveis, como garrafas PET, utilizando lâmpadas de LED, unindo design sustentável e economia de energia. A iniciativa oferece modelos variados, incentivando o consumo consciente e a educação ambiental. A proposta foi apresentada pelos estudantes Eloá Camile, Iasmim Palhano, Izabelly Ferreira, Thaysa Passos e Vagner dos Anjos, orientados pelo professor Emersom Martins.

Sobre a Acicla
A Associação Comercial e Empresarial de Campo Largo (Acicla) é uma organização com mais de 80 anos de história, focada no fortalecimento da economia local e regional. A entidade promove o desenvolvimento de negócios e aprimora as condições de mercado para empresários e empreendedores. Com uma atuação consolidada, a Acicla é uma referência em todo o estado do Paraná, oferecendo suporte, capacitação e oportunidades para seus associados. Acompanhe as ações pelas redes sociais @aciclacampolargo. Venha fazer parte e associe-se!