Aconteceu na noite desta sexta-feira (10) a comemoração do Dia Nacional da Guarda Municipal em Campo Largo e também a entrega das medalhas comemorativas em alusão aos 10 anos de serviços prestados pelos guardas municipais à Campo Largo. Na Casa da Cultura Dr. José Antonio Puppi, sete guardas municipais receberam a honraria de Compromisso, dedicada a todos que completam uma década na corporação.
Segundo o comandante da Guarda Municipal de Campo Largo, Marcos Leitão, em entrevista à Folha de Campo Largo, essa é uma forma de reconhecer a dedicação de cada profissional e o trabalho prestado por estes guardas a cada dia, na prestação do serviço voltado à segurança pública. “É um importante reconhecimento para cada um destes membros da corporação, e este é o momento em que celebramos o trabalho do guarda em si, que honramos a dedicação dele, que sai todos os dias de casa e se arrisca para garantir a segurança de todos. É um trabalho que precisa abdicar de muitas coisas, inclusive do convívio familiar muitas vezes, então celebramos também essas famílias. É o momento em que temos a certeza que estamos no caminho certo.”
O comandante relembra que a Guarda Municipal de Campo Largo iniciou no dia 07 de setembro de 2008, tendo completado neste ano de 2025 seus 17 anos. A instituição possui três medalhas de honrarias, sendo elas a de Compromisso, entregue quando se completa 10 anos de trabalho, a de Civilidade, ao completar 20 anos de corporação e, por fim, a de Proteção, entregue para aqueles que completam 30 anos. As condecorações são utilizadas no uniforme social dos guardas municipais.
Conforme informações divulgadas pela Prefeitura, ao longo dos anos, a instituição recebeu investimentos significativos, que possibilitaram a aquisição de equipamentos modernos, tecnologia de ponta, armamentos e ferramentas estratégicas, como a implementação do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP). Essa estrutura contribuiu para uma redução histórica nos índices de criminalidade, tornando Campo Largo uma referência em segurança pública — resultado do trabalho integrado entre as forças de segurança que atuam no município.
“Essa medalha que hoje recebemos simboliza não apenas uma década de serviço, mas a força de um ideal,” declarou em seu discurso o inspetor Denis Engel. “Ela representa cada madrugada de plantão, cada ocorrência atendida, cada gesto de solidariedade e cada esforço silencioso que, muitas vezes, passa despercebido, mas faz a diferença na vida das pessoas.”
Foto: Tiago Trindade / Comunicação PMCL