Domingo às 11 de Janeiro de 2026 às 05:31:30
Geral

Incêndio em subestação de Campo Largo mobiliza governo federal e ONS após apagão nacional

Incêndio em subestação de Campo Largo mobiliza governo federal e ONS após apagão nacional

Representantes do Ministério de Minas e Energia e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) se reúnem às 11h desta terça-feira (14) para discutir o apagão registrado durante a madrugada em todos os subsistemas do país.

O encontro foi confirmado pelo próprio ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. “Agora, às 11h, é natural que a gente tenha dados mais apurados para poder passar para a imprensa. Mas o fundamental e importante foi o restabelecimento rápido do sistema e também – tão importante quanto – é que a gente agora, apurando o que causou o início do processo de apagão, possa evitar novos episódios.”

Na manhã desta terça-feira, Silveira destacou que não houve falta de energia, mas um problema na infraestrutura ocasionado por um incêndio em uma subestação localizada em Campo Largo. A informação foi confirmada mais cedo pelo ONS, por meio de nota.

No comunicado, o ONS detalhou que a ocorrência teve início com um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná, desligando toda a subestação de 500 kilovolts (kV) e ocasionando a abertura da interligação entre as duas regiões. “No momento, a Região Sul exportava cerca de 5 mil MW [megawatts] para o Sudeste/Centro-Oeste”.

Conforme informações já divulgadas pela Folha de Campo Largo, o incêndio registrado na madrugada desta terça-feira (14) na Subestação de Bateias, provocou um apagão que atingiu mais de dez estados brasileiros. O fogo começou em um reator de grandes proporções, que continha óleo, o que dificultou o combate direto às chamas. Equipes do Corpo de Bombeiros de Campo Largo e Colombo atuaram no resfriamento do equipamento até por volta das 5h40.
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a ocorrência causou a interrupção de cerca de 10 mil megawatts (MW) de carga no Sistema Interligado Nacional, afetando todas as regiões do país. Apesar do incidente ter ocorrido em território campo-larguense, a Cocel informou que o fornecimento de energia em Campo Largo não foi afetado.

 

Copel se pronuncia

Ao G1 Paraná, a Copel se pronunciou por meio de nota: "A Copel informa que foi registrado um incêndio no reator de uma linha de transmissão, de propriedade e operado por Furnas, que fica localizado na área da Subestação Bateias, no município de Campo Largo, como parte do Sistema Interligado Nacional. O corpo de Bombeiros do Paraná controlou o incêndio. Nenhum equipamento da Copel nem de nenhuma outra empresa que fica instalada na Subestação Bateias foi danificado no episódio. Em razão da ocorrência, entrou em atuação o Esquema Regional de Alívio de Carga, um mecanismo de proteção que desliga automaticamente equipamentos do Sistema Interligado Nacional. A operação das instalações foi recomposta à medida que a situação foi controlada. Desligamentos no Paraná - A Copel informa que, em função da atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga, 76 mil unidades consumidoras tiveram o fornecimento de energia interrompido em todas as regiões do Estado às 0h32. A maior parte delas, 42 mil, ficam na região Norte do Paraná. O Operador Nacional do Sistema (ONS) autorizou o restabelecimento 1h01".