Domingo às 11 de Janeiro de 2026 às 05:31:30
Geral

Incêndio em subestação de Bateias causa apagão em mais de 10 estados, mas Campo Largo não foi afetada

Incêndio em subestação de Bateias causa apagão em mais de 10 estados, mas Campo Largo não foi afetada

Um incêndio registrado na madrugada desta terça-feira (14) na Subestação de Bateias, da Copel, em Campo Largo, provocou um grande apagão que atingiu mais de 10 estados brasileiros. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a ocorrência teve início por volta de 0h32 e resultou na interrupção de cerca de 10 mil megawatts (MW) de carga, afetando os quatro subsistemas do Sistema Interligado Nacional (SIN): Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

Apesar do incidente ter ocorrido em território campo-larguense, a Cocel (Companhia Campolarguense de Energia), responsável pela distribuição de energia na cidade, informou que Campo Largo não foi afetada pela interrupção. “Um incêndio na Subestação Bateias na madrugada desta terça-feira (14) causou a interrupção no fornecimento de energia para consumidores de dezoito estados brasileiros. A Subestação está localizada no bairro Salgadinho, em Campo Largo, mas pertence à COPEL – não tem qualquer relação com as instalações da Companhia Campolarguense de Energia – Cocel. Os consumidores campo-larguenses não foram afetados pelo desligamento”, detalha.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acionamento da equipe ocorreu por volta das 2h20. O combate envolveu o caminhão ABTR 14959 com os sargentos Silvio e Cupozak, e os cabos Sales e Estevam, além de apoio de uma equipe vinda de Colombo. As equipes precisaram atuar até aproximadamente 5h40 da manhã.

O fogo teve início em um reator de grandes proporções, que continha grande quantidade de óleo, o que dificultou o combate direto às chamas. Segundo os bombeiros, a estratégia adotada foi o resfriamento do equipamento para reduzir a temperatura.

O ONS informou que o incêndio desligou toda a subestação de 500 kilovolts (kV) de Bateias e provocou a abertura da interligação entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste. No momento da ocorrência, a Região Sul exportava cerca de 5.000 MW para o Sudeste. Houve perda de aproximadamente 1.600 MW no Sul, 1.900 MW no Nordeste, 1.600 MW no Norte e 4.800 MW no Sudeste.

De acordo com o operador, a recomposição da energia começou imediatamente após o controle da ocorrência e foi concluída de forma gradual. Em até uma hora e meia, as cargas das regiões Norte, Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste foram restabelecidas, enquanto no Sul o fornecimento foi totalmente normalizado cerca de duas horas e meia após o apagão.

O ONS informou ainda que está programada uma reunião com os principais agentes do sistema elétrico nacional para discutir as causas e os desdobramentos do incidente. Uma reunião preliminar de Análise da Perturbação está prevista até a próxima sexta-feira (17).