A Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), preparou na primeira semana de outubro (entre os dias 01, 02 e 03) o evento “Brilha, 5º Ano – Sua energia, nossa conquista!”. Foram realizadas atividades no Parque Newton Puppi e no Ginásio de Esportes Romano Zanlorenzi para os estudantes do 5º ano da rede municipal de ensino.
O que é?
A programação fez parte das ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal em preparação para o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), um conjunto de avaliações nacionais realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para avaliar o desempenho dos estudantes e o contexto educacional no Brasil.
Tal sistema busca diagnosticar a qualidade da Educação Básica e fornece dados cruciais para a formulação de políticas públicas e para o planejamento pedagógico das escolas. A Avaliação Nacional acontecerá entre os dias 20 e 31 de outubro e alcançará estudantes da rede pública e privada, com participação obrigatória para determinados anos, e indicará o novo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
O evento
“Promovemos momentos de alegria, aprendizado e integração, proporcionando experiências ricas e divertidas para eles. Tivemos apresentações de mágica que despertaram o encantamento e a curiosidade dos estudantes, demonstrações de skate cheias de movimento e superação, apresentações de ginástica que mostraram disciplina e coordenação, além de uma contação de histórias envolvente e que levou todos a mergulharem no mundo da imaginação e da fantasia”, conta Bruno Cézar, secretário de Educação de Campo Largo.
Uma das atividades das turmas participantes foi criar um “grito motivador” para o SAEB, e o encerramento teve um piquenique de integração. “Foi inspirador ver a empolgação, a criatividade e o espírito de equipe de cada grupo, reforçando a importância da união e da confiança coletiva. Mais do que uma atividade recreativa, foi uma celebração do aprendizado e da convivência, fortalecendo laços e construindo memórias afetivas que ficarão marcadas na trajetória escolar deles”, avaliou Bruno Cézar.
Como funciona o SAEB
São aplicados testes de desempenho em leitura, escrita e raciocínio lógico (Língua Portuguesa e Matemática) para estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio. Em algumas edições, também são aplicados testes de Ciências Humanas e da Natureza, de forma amostral. Além disso, são aplicados questionários a alunos, pais ou responsáveis, professores e diretores para coletar informações sobre o contexto escolar, como condições de estudo em casa, recursos didáticos e práticas pedagógicas.