A Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Saúde, deu continuidade ao Programa Saúde na Escola (PSE). A iniciativa faz parte de um pacote do governo federal, em que 22 instituições de ensino serão atendidas no município no período de dois anos.
Em setembro o programa visitou três unidades: as Escolas Municipais Monsenhor Ivo Zanlorenzi e José Alexandre Sávio, no dia 19; e o Colegio Estadual Professora Albina Novak Muginoski, no dia 24. Durante os dois dias, 647 crianças foram atendidas.
A coordenadora do PSE no município, Kaliane Machado dos Santos, falou sobre como a iniciativa pode influenciar várias pessoas:
“O programa acaba incentivando as crianças a transmitir para os seus familiares tudo o que elas acabam aprendendo no evento,” explica. “Por exemplo, hoje a gente está contando com a equipe de endemias no combate à dengue; a equipe da Odontologia, que vai falar de saúde bucal; da nutrição, que vai falar sobre a alimentação saudável; a fisioterapia, que vai falar sobre a coordenação motora das crianças e fazer uma atividade onde vai demonstrar a questão do equilíbrio; e a saúde mental, conscientizando sobre o Setembro Amarelo,” completa.
Karina Zampier é agente de combate a endemias e reforçou a importância de levar o conhecimento às crianças, devido à capacidade delas em ajudar a disseminar a informação entre os adultos.
“O PSE desperta nas crianças a importância dos cuidados em suas casas e na comunidade,” afirma. “Elas se transformam em vigilantes mirins, com um olhar curioso, atento e cheio de vontade de fazer a diferença. Sempre prontas a ajudar, aprendem que pequenas atitudes podem proteger a saúde de todos.”
Ao integrar saúde e educação, o Programa Saúde na Escola demonstra de forma lúdica como o autocuidado deve ser estimulado desde a infância, promovendo ainda um ambiente escolar mais saudável.
A próxima instituição municipal de ensino que receberá o PSE será a Escola Municipal Mauro Portugal, no dia 1º de outubro.
Foto: Dori Prata/ Comunicação PMCL