A Acicla Mulher, núcleo da Associação Comercial e Empresarial de Campo Largo (Acicla), que reúne mais de 200 empreendedoras do município, lançou já neste mês de setembro uma campanha em alusão ao Outubro Rosa, para a confecção de almofadas terapêuticas em formato de coração. A iniciativa tem como objetivo levar conforto físico e acolhimento emocional a mulheres em tratamento contra o câncer de mama no Hospital do Rocio, em Campo Largo, reforçando a importância da solidariedade e da prevenção.
Segundo a coordenadora da Acicla Mulher, empresária Valéria Barrichello, a ação nasceu da vontade de ir além do que já vinha sendo feito em anos anteriores. “Todos os anos realizamos atividades no Outubro Rosa, mas entendemos a necessidade de fazer algo mais efetivo, que realmente fizesse diferença na vida das mulheres que estão enfrentando esse desafio. As almofadas de coração trazem apoio físico após a mastectomia e, ao mesmo tempo, simbolizam acolhimento e empatia. É a nossa forma de dizer que nós lembramos delas e estamos juntas nessa luta”, afirmou.
A proposta surgiu durante uma reunião do núcleo, quando a associada Fabiana Spack apresentou a ideia, inspirada em uma ONG de Curitiba. A sugestão foi imediatamente abraçada pelas empreendedoras e ganhou um reforço essencial com a parceria do Provopar Campo Largo, cujas costureiras ficaram responsáveis pela confecção das almofadas. Nesta terça-feira (16), as empresárias se reuniram para recortar os tecidos e enviá-los para as costureiras, sendo este um momento bastante especial para todas, conforme conta Valéria.
Foram 400 corações cortados, que agora serão costurados e, no final do mês, preenchidos com enchimento de fibra de silicone pela Acicla Mulher, na sede da associação. Este também promete ser um momento único, pois cartas de apoio às mulheres em tratamento serão escritas pelas participantes da ação, sendo entregues junto com as almofadas.
Valéria comenta que esse gesto será coroado com a entrega oficial das almofadas no Hospital do Rocio no dia 16 de outubro. Ela reforça que a iniciativa acabou envolvendo três entidades locais — Acicla, Provopar e Hospital do Rocio — em prol da promoção do bem-estar das mulheres em fase de tratamento e também da conscientização e combate ao câncer de mama.
A coordenadora ressalta ainda que é possível participar do projeto realizando doações para a compra do restante dos materiais. É solicitado que os valores terminem com dois centavos, para que o setor financeiro da Acicla identifique e reverta diretamente para este projeto específico. Para doar, basta enviar PIX para 79.547.873/0001-79. Cada almofada tem o custo total de R$ 16,02 para ficar pronta, valor inicial sugerido para doação.
Formato que promove alívio
O formato das almofadas é estratégico. Em formato de coração, elas se encaixam sob o braço, proporcionando apoio após a cirurgia de retirada da mama. Além do conforto físico, as peças funcionam como símbolo de solidariedade. “Muitas vezes, o que essas mulheres mais precisam é saber que não estão sozinhas. A almofada representa um abraço que acolhe tanto no corpo quanto no coração”, destacou Valéria.
Segundo informações do Governo Federal, o design ergonômico dessa almofada amplia o conforto durante o momento pós-cirúrgico, pois se encaixa na região lateral da mama, mantendo-a na posição correta. Isso ajuda a reduzir o inchaço linfático e o atrito da pele local. Além disso, contribui para acelerar a recuperação, evitando dores e desconfortos, uma vez que diminui a tensão dos ombros.
Outras ações no Outubro Rosa
Além das almofadas, a programação do núcleo inclui uma palestra voltada a empresários e gestores de empresas, no dia 08 de outubro, em parceria com a clínica Ideale e o Instituto Santa Rita, para estimular políticas de apoio à prevenção e ao diagnóstico precoce dentro do ambiente corporativo. Já no dia 18 de outubro acontece a Caminhada Outubro Rosa, saindo da Praça Getúlio Vargas, no Centro, em direção ao Parque Newton Puppi, com atividades físicas, piquenique saudável e depoimentos de mulheres que venceram a doença. As inscrições devem abrir em breve.
Segundo Valéria, o engajamento das empreendedoras mostra a força da causa. “Nós não somos apenas um grupo de apoio empresarial. Somos mulheres que entendem a importância de olhar para além do nosso negócio e estender a mão a quem precisa. Cada gesto, cada almofada, cada cartinha, carrega um pedaço do coração de quem está ajudando. Essa campanha do Outubro Rosa também vem para enfatizar a importância do cuidado com a saúde da mulher de maneira geral, olhar mais para si, ter mais saúde e aprender a se amar”, disse.
O presidente da Acicla, Vinícius Spack, ressaltou a relevância do projeto para toda a comunidade. “A Acicla tem um papel fundamental não apenas na economia, mas também no fortalecimento social de Campo Largo. Promover ações como essa, que unem saúde, conscientização e solidariedade, reforça o olhar delicado e cuidadoso das mulheres que fazem parte da entidade e inspira toda a sociedade a se engajar em causas que salvam vidas”, afirmou.
