O Campo do XXI, no Jardim Itaqui, recebe na próxima semana o projeto cultural itinerante da Via Araucária chamado Cinevia - cinema no bairro. A estrutura que transforma uma carreta em sala de cinema - parceria com o Ministério da Cultura - já começou a rodar no Paraná e chega em Campo Largo nos dias 22 e 23 de setembro, com cinco sessões por dia: 8h, 10h, 14h, 16h e 19h.
Serão exibidos filmes de sucesso nacional e internacional como “Encanto”, “Moana 2”, “Divertidamente 2”, “Meu Malvado Favorito 4” e “Mufasa”. Todos os filmes terão áudio e legenda em português e, em especial, as obras “Pluft – O Fantasminha” e “Os Farofeiros 2” contarão também com intérprete de Libras, garantindo maior acessibilidade de conteúdo ao público (legendagem descritiva e audiodescrição).
Além disso, todas as sessões contarão com acessibilidade e mobilidade para pessoas em cadeira de rodas, espaço prioritário para pessoas com necessidades especiais e/ou síndromes, além de ajuste de equipamentos de som e imagem, visando atender restrições específicas, se necessário.
Primeira vez
Esta é a 1ª edição do Cinevia, uma réplica de um cinema comum cuja sala instalada na carreta possui som e projeção digital, ar-condicionado, iluminação LED, poltronas acolchoadas e até carpete vermelho.
“Para muitas crianças essa poderá ser a primeira experiência em uma sala de cinema, com direito a pipoca e refrigerante ainda. É um projeto que leva o acesso à cultura para os bairros da nossa cidade”, destacou a secretária de Cultura de Campo Largo, Dorotéa Stoco. No município a realização é uma parceria também com a Secretaria Municipal de Cultura.
Quem pode ir e como participar?
As sessões serão promovidas para escolas próximas do local e também abertas ao público, em ambos os dias. A capacidade é de 83 pessoas por sessão e os ingressos serão disponibilizados na própria carreta, todos os dias, a partir das 7h da manhã (por ordem de chegada).
O projeto
A carreta-cinema foi inspirada em projetos semelhantes do México, mas recebeu adaptações brasileiras. “Desde a concepção pensamos em oferecer conforto e acolhimento ao público. A curadoria dos filmes também é cuidadosa: priorizamos títulos que estavam recentemente em cartaz, agradam famílias e transmitem bons valores”, explica Clayton Quaresma, produtor cultural da Porto Cultural, parceira do Cinevia.
O Cinevia tem como objetivo democratizar o acesso à cultura, especialmente para locais que enfrentam restrições no acesso a salas de cinema. Segundo dados da Secretaria de Cultura do Paraná, aproximadamente 60% dos municípios do estado enfrentam dificuldades para oferecer programação cultural regular ou estruturas adequadas para apresentações artísticas e audiovisuais. A falta de cinemas é um problema recorrente em diversos municípios brasileiros.
Os 18 municípios do Lote 1 da concessão de rodovias do Paraná que receberão o Cinevia são: Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Campo Largo, Colombo, Contenda, Curitiba, Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Ipiranga, Irati, Lapa, Palmeira, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Prudentópolis e Teixeira Soares. O projeto iniciou no dia 02 de setembro e seguirá até 07 de novembro deste ano, com a expectativa de atender 17 mil espectadores ao longo do percurso. O projeto foi viabilizado com incentivo da Lei Rouanet, com investimento de R$ 1,1 milhão.
SERVIÇO:
Cinevia 2025 em Campo Largo
Datas: 22 e 23 de setembro
Sessões: 8h, 10h, 14h, 16h e 19h
Local: Campo do XXI
Endereço: Rua Amazonas, 710, Jardim Itaqui
Ingressos gratuitos, com pipoca e refrigerante, distribuídos todos os dias a partir das 7h da manhã, na própria carreta
Programação:
Filmes exibidos dia 22 de setembro:
8h – Encanto
10h – Garfield Fora de Casa
14h – Moana 2
16h – Pluft - O Fantasminha
19h – Mufasa
Filmes exibidos dia 23 de setembro:
8h – Meu Malvado Favorito 4
10h – Kung Fu Panda 4
14h – Divertidamente 2
16h – Guardiões da Galáxia 3
19h – Os Farofeiros 2