Domingo às 11 de Janeiro de 2026 às 08:59:17
Geral

Cães voltam a atacar no Terminal Urbano e Prefeitura diz que animais serão retirados do local

Cães voltam a atacar no Terminal Urbano e Prefeitura diz que animais serão retirados do local

Uma leitora procurou a Folha de Campo Largo nesta semana para relatar que seu filho, que é autista, foi atacado por cães no Terminal Urbano da cidade. Segundo ela, já houve contato anterior com órgãos públicos sobre o problema, mas a situação persiste e precisa de uma solução urgente.
Em julho deste ano, a Redação já havia recebido a denúncia de um usuário do transporte coletivo que relatou ter sido atacado pelos mesmos cães em duas ocasiões diferentes enquanto aguardava o ônibus.
Questionada pela reportagem, a Prefeitura de Campo Largo respondeu por meio de nota que tomou conhecimento dos recentes episódios de mordedura no Terminal Urbano. “A Prefeitura de Campo Largo, por meio do Departamento de Proteção Animal (vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente), informa que tomou conhecimento dos recentes episódios de mordedura envolvendo cães no Terminal Urbano e esclarece que já vinha, há alguns meses, planejando e implementando estratégias para a retirada responsável desses animais do local, sempre em parceria com protetores credenciados e organizações de proteção animal, buscando alternativas dignas e seguras para o destino dos cães.
É importante destacar que situações de agressividade estão, na maioria das vezes, relacionadas a comportamentos de defesa territorial e instinto de proteção. Esses animais, que hoje vivem nas ruas, são vítimas do abandono e de maus-tratos, práticas que configuram crime, conforme prevê a legislação vigente.
Cabe ressaltar ainda que os animais comunitários possuem proteção legal, conforme a Lei Municipal nº 3.440/2022, que reconhece cães e gatos sem tutor definido, mas que estabelecem vínculo com determinada comunidade ou local, garantindo-lhes direito à permanência no espaço em que criaram seus laços de sobrevivência e afeto.
No caso específico dos cães do Terminal Urbano, ambos já foram castrados, vacinados e inseridos no programa de adoção e guarda responsável. Considerando o histórico de mordedura, os animais serão temporariamente acolhidos em clínicas credenciadas pelo Município, até que encontrem adotantes responsáveis.
Reforçamos que todas as medidas adotadas pela Prefeitura têm como prioridade a segurança da população, sem abrir mão do bem-estar animal.
Por fim, a Secretaria de Meio Ambiente de Campo Largo solicita o apoio da população: denuncie casos de abandono e maus-tratos, para que os responsáveis sejam identificados e responsabilizados, prevenindo a permanência de animais em situação de rua e contribuindo para uma convivência mais harmoniosa entre cidadãos e animais”.