Domingo às 11 de Janeiro de 2026 às 08:59:17
Geral

Estudantes de Campo Largo se preparam para participar do Ganhando o Mundo em 2026

Estudantes de Campo Largo se preparam para participar do Ganhando o Mundo em 2026

Na manhã desta quinta-feira (21), estudantes de diversas instituições estaduais de Campo Largo estiveram no Gabinete da Prefeitura, acompanhados de seus diretores, para uma acolhida especial. Eles foram selecionados para a edição de 2026 do programa “Ganhando o Mundo” e participarão de um intercâmbio internacional custeado pelo Governo do Paraná.
Isabelli Santana Franco, estudante do Colégio Estadual Inove, no Itaqui, é uma das classificadas. “Era um sonho meu participar dessa grande oportunidade. Fiquei sabendo durante as aulas e decidi tentar. Eu estava em uma aula normal quando, de repente, a diretora chegou e me deu a notícia de que havia sido selecionada. Fiquei muito feliz, estou bem ansiosa, já estou estudando inglês e me preparando. Quero aprender bastante, fazer muitas amizades e viajar muito, conhecer novos lugares. Esse será um grande desenvolvimento, porque vou fazer minha primeira viagem internacional sozinha, ainda menor de idade, para aprimorar meu inglês, a conversação e meu futuro em geral.”
O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, relembrou que na primeira edição do programa apenas um estudante por cidade era selecionado, mas destacou que o investimento no “Ganhando o Mundo” cresceu por ter se mostrado uma oportunidade promissora. Em Campo Largo, a primeira estudante acompanhada pela Folha foi Beatriz Sofia Carrião, então aluna do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Otalípio Pereira de Andrade, em Bateias, que viajou ao Canadá em 2022.
“O programa foi um grande sucesso. Nós vimos o impacto que ele causa na vida dos estudantes ao longo de cinco meses no exterior, tudo custeado pelo Governo do Estado. Em 2026, serão dois mil jovens com essa oportunidade. Esse estudante volta como um líder para a sociedade, e quem ganha é o próprio Paraná”, ressaltou o secretário.
A diretora do Colégio Inove, Lara Stoco, destacou que a instituição é recente — completou um ano em julho — e já terá dois estudantes no programa. “O processo começou ainda em 2024, quando fomos às turmas de 9º ano incentivar a participação, além de comunicar os pais e responsáveis. Fizemos as inscrições, houve uma seleção e, neste ano, saíram duas convocações. Essa é uma oportunidade única para aprenderem um novo idioma e cultura, além de agregar para a vida profissional e o futuro deles.”
O prefeito Mauricio Rivabem afirmou ser um grande orgulho para a cidade ver 19 estudantes participando do intercâmbio, servindo de exemplo para os demais alunos da rede pública de Campo Largo e de todo o Paraná. Ele também destacou a qualidade da educação. “O Paraná tem a melhor Educação do Brasil, e Campo Largo é a terceira melhor do Estado. Isso reflete o trabalho dos nossos professores, que se dedicam muito, e também os investimentos em escolas novas, uniforme, merenda de qualidade. Tudo isso faz diferença.”

Ganhando o Mundo da Ciência
As inscrições para o programa Ganhando o Mundo da Ciência, que oferece intercâmbio de pesquisa gratuito na Universidade de Alberta, no Canadá, abrem neste sábado (23) e seguem até 9 de setembro. São até dez vagas para estudantes de graduação. O objetivo é proporcionar aos acadêmicos que estão ou estiveram em estágio de Iniciação Científica no Paraná a oportunidade de realizar mobilidade internacional por até três meses, em áreas estratégicas para a consolidação da cooperação científica e tecnológica.
Para esta edição, referente ao período de inverno da Universidade de Alberta, a mobilidade será de 6 de janeiro a 31 de março de 2026. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail intern@ualberta.ca