Será realizada nesta terça-feira, 19 de agosto, o evento “Educação em Foco”, uma reunião entre a Secretaria Municipal de Educação (SME), os diretores das Escolas Municipais (EMs) e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), bem como os membros das Associações de Pais, Mestres e Funcionários (APMFs) das instituições.
A partir das 19h, acontecerá no auditório do Colégio Estadual Sagrada Família / Escola Municipal Anchieta o evento cujo objetivo é fortalecer a parceria entre a gestão escolar e as APMFs, garantindo que todos possam contribuir de forma ativa e responsável para o desenvolvimento das escolas e para a qualidade da educação oferecida aos estudantes de Campo Largo. Além da apresentação das ações da SME realizadas no primeiro semestre de 2025, o encontro terá o lançamento do "Programa Concretize”, de investimentos na manutenção e conservação de prédios, e a apresentação do Decreto nº 298/2025, voltado à saúde dos professores municipais.
Durante a reunião serão abordados temas fundamentais como as atribuições legais e administrativas da APMF, a importância de manter a documentação sempre em dia para assegurar o recebimento correto dos recursos federais, e a gestão responsável e transparente dos recursos incluindo planejamento, execução e prestação de contas.
Além disso, serão apresentadas propostas de oficinas e capacitações pensadas para aprimorar o conhecimento das Associações sobre gestão, documentação e prestação de contas, garantindo que todos estejam preparados para contribuir ativamente com a administração das Escolas do município.
“A presença de cada diretor e representante da APMF é fundamental para que possamos construir juntos uma escola mais participativa, organizada e comprometida com o desenvolvimento integral dos estudantes”, ressalta Elaine Ribeiro, Coordenadora Pedagógica de Suporte à Gestão de Recursos.
A Secretaria Municipal de Educação promove essa capacitação para troca de informações, preparo dos gestores, atendimento das realidades peculiares de cada localidade e aproximação da comunidade escolar à realidade educacional municipal. Isso tudo garante que as Escolas e CMEIs funcionem de maneira eficaz e ofereçam aos estudantes um ambiente seguro e acolhedor.