Sexta-feira às 15 de Agosto de 2025 às 07:27:26
Geral

Número de identificação dos consumidores da Cocel será atualizado

Número de identificação dos consumidores da Cocel será atualizado

Visando facilitar a comunicação e eficiência do serviço, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estabeleceu uma nova padronização para o número de identificação das unidades consumidoras de energia elétrica no Brasil.

Com essa medida, as unidades consumidoras atendidas pela Companhia Campolaguense de Energia (Cocel) passarão a contar com o padrão de 15 dígitos, que será composto por: dez números sequências, três números de identificação da distribuidora e dois números verificadores.

A mudança é apenas técnica, não afetando o fornecimento de energia, o atendimento ou os outros dados de cadastro. O novo número deverá aparecer nas faturas de energia, aplicativo e site da distribuidora, com a atualização acontecendo automaticamente, sem a necessidade de qualquer ação por parte dos consumidores.

A padronização eliminará inconsistências entre os diferentes bancos de dados das distribuidoras, integrando seus sistemas ao da ANEEL. Além disso, ela simplificará o cadastro em programas sociais, como a Tarifa Social de Energia Elétrica, assim como o processo de migração para o Ambiente de Contratação Livre.

Conforme a Resolução nº 1095 de 18 de junho de 2024, a implementação deverá ser feita até o dia 31 dezembro de 2025, com a mudança sendo obrigatória para todas as concessionárias de distribuição de energia do país.