Domingo às 11 de Janeiro de 2026 às 09:05:25
Geral

Fundador de O Boticário inspira plateia com lições de vida e empreendedorismo na 8ª Semana Empresarial da Acicla

Fundador de O Boticário inspira plateia com lições de vida e empreendedorismo na 8ª Semana Empresarial da Acicla

A tarde desta quarta-feira (30) foi marcada por um dos momentos mais aguardados da 8ª Semana Empresarial promovida pela Associação Comercial e Empresarial de Campo Largo (Acicla). A sede da entidade recebeu um grande público para prestigiar a palestra de Miguel Krigsner, fundador da marca O Boticário.
Com o formato de bate-papo bastante descontraído, com lições inspiradoras, Dr. Miguel contou como nasceu O Boticário, relembrando que inicialmente tratava-se de uma pequena farmácia de manipulação em Curitiba, fundada em 1977. Formado em Farmácia e Bioquímica pela UFPR em 1975, ele percebeu uma demanda crescente de dermatologistas e pediatras por produtos personalizados. Assim surgiu uma farmácia diferente, focada em cosméticos e cuidados especiais, que no futuro se transformaria em uma das maiores redes de beleza do Brasil.
“Estou muito contente com essa visita, pois Campo Largo tem uma ligação grande com O Boticário há muito tempo, tanto do franqueado local, que está há 37 anos conosco, como também fornecedores que são daqui, na área de decalques e decorações de vidros que vinham de Campo Largo. É recordar a nossa trajetória e trazer para os empresários locais como ser um bom empreendedor e reconhecido, com uma troca de experiências para o aprendizado. Todos aprendemos, pois cada um tem algo a contar”, retratou Dr. Miguel. 
A história do crescimento da marca se confunde com a evolução do varejo brasileiro. O empresário relembrou os desafios da época, como a logística limitada e a falta de regulamentação para o sistema de franquias, que ele ajudou a moldar com base em relações de confiança e orientação aos primeiros franqueados. “Era tudo muito baseado em confiança. Monta a loja e eu garanto o produto.” Ressaltou ainda que as primeiras unidades fora do Paraná, foram em grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, mas todas com a característica em comum de serem mantidas por famílias.
Durante a palestra, Dr. Miguel abordou temas como cultura organizacional, transição de empresa familiar, inovação e a importância das relações humanas nos negócios. “Não pode estar ganhando dinheiro enquanto o fornecedor está perdendo. Relações duradouras se constroem com transparência e confiança. A cultura da empresa é mais forte que qualquer estratégia. Ela come a estratégia no café da manhã”, brincou.
Dr. Miguel também contou ao público episódios marcantes de sua caminhada, como a história da marca com o apresentador Silvio Santos, ainda no início da jornada, ao vender frascos de perfume em formato de ânfora, estes que se tornaram símbolo da marca. Outro ponto alto do encontro foi quando falou sobre a criação do livro “Essência do Empreender”, no qual reuniu histórias e aprendizados de décadas de atuação.
Ao abrir espaço para perguntas do público, Krigsner respondeu com sinceridade e bom humor, destacando o seu papel da coragem no empreendedorismo. “Nunca haverá todas as informações que você precisa para começar. Às vezes, é você, o espelho e a coragem. É preciso arriscar, mesmo com medo.”
O presidente da Acicla, Vinicius Spack, destacou a importância de trazer histórias reais de sucesso para inspirar os empresários locais. “Esse foi um dia muito inspirador, quando tivemos a grata presença do Dr. Miguel, com uma história fantástica de vida e empreendedorismo, uma pessoa simples na mensagem, mas um exemplo muito forte e poderosa para os empresários. Possui uma cultura organizacional voltada às pessoas, com humanidade, e que tem muito a ver com os empresários de Campo Largo, que apesar de ter crescido muito, mantém os laços familiares com os empreendedores, com as famílias, uma característica existente aqui.”
Questionado sobre quais os conselhos que ele daria a um empreendedor, Dr. Miguel destacou a perseverança e a criatividade como atributos principais. “Nós vivemos hoje em um país que talvez não ajude tanto o empresário, mas não conheço outro lugar que tenha uma cabeça tão criativa quanto os brasileiros, com vontade e energia para evoluir. Há necessidade de um esforço grande para derrubar barreiras e dificuldades, mas quando se tem uma grande ideia, é perseverante e tem a energia de se levantar e continuar na trajetória, é possível fazer a diferença”, finalizou.

Fotos: Fotolip