Aconteceu na última quinta-feira (26) a 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, um importante espaço para o debate sobre políticas públicas, o evento aconteceu da Câmara de Vereadores, onde foram apresentados os seguintes eixos temáticos:
1. Democracia, participação e governança das mulheres na política e nos espaços de poder, com foco na ampliação da participação feminina em processos decisórios e na garantia de direitos políticos;
2. Trabalho, equidade salarial e autonomia econômica, com ênfase na eliminação das disparidades salariais e no fortalecimento da autonomia financeira das mulheres;
3. Territórios livres de violência e qualificação das redes de atenção à mulher, com o objetivo de construir espaços livres de violência e aprimorar as políticas de proteção;
4. Direito ao território e sustentabilidade, com foco na promoção da igualdade no acesso e uso dos territórios, incluindo a preservação ambiental e a justiça socioambiental;
5. Educação não sexista e cultura para igualdade, que promove uma educação inclusiva, livre de estereótipos de gênero, e a construção de uma cultura de igualdade entre homens e mulheres;
6. Saúde integral e bem-estar da mulher, assegurando o acesso universal e integral a cuidados de saúde, com ênfase na saúde mental e no bem-estar geral das mulheres.
“Neste 26 de junho estamos reunidas para esse importante espaço do diálogo, para planejar ações na 5ª Conferência de Políticas para as Mulheres,” declarou a Vice-Prefeita de Campo Largo, Chrystiane Chemin. “Toda mulher merece viver com dignidade, merece viver com respeito. Queremos ouvir todas as mulheres, as da zona rural, as mais jovens, as mais velhas, as mulheres negras, as indígenas, as com deficiências, as LGBTQIA+, as trabalhadoras, as mães, as lideranças, todas, todas nós.”
Além do debate sobre os eixos temáticos, a conferência teve a eleição das delegadas que representarão o município na conferência estadual, que acontece entre 5 e 7 de agosto. A composição das representantes ficou assim: Zeila Plath, Jéssica Aparecida dos Santos Correa, Midiã Moraes, Rosimari Cunico, Suelen Tureta e Lucinele Oliveira.
Conscientização
A 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres serviu como espaço para a palestra “Garantias e avanços de direitos das mulheres: as mulheres, o território e as cidades,” ministrada por Daraci Rosa dos Santos; e um monólogo apresentado pela estudante de artes cênicas, Poliana Pinheiro Pereira.
“Acredito que a conferência vai ter uma influência muito grande em Campo Largo, porque a gente tá sempre lutando para conseguir o nosso espaço, então espero que daqui surjam coisas incríveis,” disse Poliana. “Temos uma visão sobre a mulher, aparência física, mas a gente não pode se prender a isso, porque o mundo é muito plural, tem muitas identificações, e é importante a gente saber se reconhecer.”
Conselho
Criado em 2015, o CMDM-CL foi criado pela Lei Municipal nº 2725, e depois alterado pela Lei Municipal nº 2996, de 14 de dezembro de 2018, desde então vem colaborando para o desenvolvimento de projetos e ações efetivas que apoiem mulheres em vulnerabilidade.
Órgão deliberativo e fiscalizador da política de promoção, atendimento e defesa dos direitos das mulheres, atualmente conta com os seguintes membros:
Titulares representantes da sociedade civil: Zeila Plath Silva (OAB), Daniela Corsini Puppi (FEMOCLAM), Midiã Moraes de Lima (Associação de Moradores Bela Vista, Itaboa e Miranda), Isabel Cristina de Lara Vieira (Pastoral da Criança), Rosimari do Rocio Cunico (SINDIMOVEC).
Suplentes representantes da sociedade civil: Patrícia Artigas dos Santos (OAB), Fernanda Pereira da Graça (FEMOCLAM), Sandra Fernandes dos Santos Leal (Associação de Moradores Bela Vista, Itaboa e Miranda), Amiradi Terezinha de Jesus Marchewski (Pastoral da Criança), Regina Stasievski Daminski (SINDIMOVEC).
Titulares representantes do governo: Alzira Cequinel (Secretaria Municipal de Governo), Kaliane Machado dos Santos (Secretaria Municipal de Saúde), Viviane da Piedade Zanin Nalepa (Secretaria Municipal de Educação), Janeslei Boarão Marques (Câmara Municipal de Vereadores), Suelen Tureta Presser (SMDS).
Suplentes representantes do governo: Simone do Rocio Chaves (Secretaria Municipal de Governo), Maria Tosa Lelis Piorino (Secretaria Municipal de Saúde), Adelaine Martins (Secretaria Municipal de Educação), Lucilene Oliveira (Câmara Municipal de Vereadores), Alesandra Lauxen (SMDS).
Presenças
A conferência também contou com a presença do Prefeito Mauricio Rivabem e da Primeira-Dama, Alaina Baroni Rivabem; do Secretário Municipal de Desenvolvimento Social e da Mulher, Eliezer Leal; da Secretária Municipal de Cultura, Dorotéa Aparecida Merchiori Stoco; do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Thiago de Lima Teixeira; da a Secretária Municipal de Planejamento, Inovação e tecnologia da Informação, Danielle Cristine Fedalto; e do Comandante da Guarda Municipal, Marcos Leitão.
Também participaram o Presidente da Câmara de Vereadores, Alexandre Marcel Kuster Guimarães; os vereadores André Gabardo, Athos Martinez, Clovis Luiz Cipriano Junior (“Sensei Clovis”), Darci Antonio Andreassa Junior, João Adão Jaskievicz Júnior (“Júnior Polaco Preto”), Rafael Diego Freitas e Victor Bini.
Foto: Dori Prata, PMCL