Domingo às 11 de Janeiro de 2026 às 10:46:10
Geral

Leitores questionam novas câmeras no Centro e Prefeitura diz que são para o Estar

Leitores questionam novas câmeras no Centro e Prefeitura diz que são para o Estar

Nesta semana, a Folha de Campo Largo foi procurada por leitores que questionaram a instalação de câmeras na região central da cidade. Os equipamentos estão instalados próximo aos semáforos e o grande questionamento é se eles fazem parte do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) ou então era para emitir multas referente a infrações de trânsito como avanço de sinal, parada em fila dupla e outros. 
A Folha buscou informações junto à Prefeitura de Campo Largo, que esclareceu que o Departamento de Trânsito (Deptran) realizou, nesta semana, a instalação de 12 câmeras que têm como finalidade o monitoramento fixo das vagas rotativas de estacionamento de veículos e motocicletas no Estacionamento Regulamentado - EstaR Digital, presente no centro da cidade.
Segundo matéria oficial lançada pela Prefeitura, a ação é para dar suporte aos veículos de monitoramento móvel - que agora passam de um para dois carros - e é parte de um projeto de ampliação desta ferramenta tecnológica, disponível no município desde 2021. 
Além disso, há um aumento de mil vagas de estacionamento na região central. A licitação das câmeras foi homologada em 14 de abril deste ano, após pregão realizado em janeiro. O projeto é para os próximos quatro anos e prevê, ao todo, 72 câmeras. “Estamos iniciando o projeto agora e, neste primeiro ano, iniciamos com as 12 câmeras que foram instaladas nos pontos de maior fluxo, conforme estudo”, explica o secretário municipal de Ordem Pública, João Freita. 

Pontos com câmeras instalas e em funcionamento
A Prefeitura informa que as primeiras câmeras foram instaladas e já estão em funcionamento, onde há duas câmeras ao lado dos respectivos semáforos:
- Na esquina da Rua do Centenário com a Rua Rui Barbosa;
- Na esquina da Rua do Centenário com a Rua Oswaldo Cruz;
- Na esquina da Rua Xavier da Silva com a Rua Gonçalves Dias;
- No cruzamento da Rua Marechal Deodoro com a Rua Rui Barbosa;
- No cruzamento da Rua Marechal Deodoro com a Rua Dom Pedro II;
- No cruzamento da Rua do Centenário com a Rua Dom Pedro II.

Os equipamentos e aplicativo
As câmeras instaladas contam com duas lentes e capturam imagens das placas dos carros entrando e saindo de até 10 vagas. Elas foram colocadas nos braços dos semáforos, aproveitando a estrutura já existente, e reportam em tempo real as informações para o sistema do EstaR Digital, operado pela divisão do Estacionamento Regulamentado.  
“Iniciamos este projeto ampliando o monitoramento fixo no anel central, e nas próximas etapas vamos colocando nas demais ruas que têm o EstaR. As câmeras poderão ter dupla função, sendo a outra finalidade a sua integração com as câmeras do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), para monitorar as vias centrais e placas dos veículos, aumentando ainda mais a segurança pública de Campo Largo”, afirma o secretário municipal. Ele destaca ainda que os valores arrecadados pelo EstaR retornam em benefícios para a população, sendo aplicados na sinalização das vias, segurança e melhorias no trânsito de Campo Largo.
Lembrando que o Decreto nº 154/2021, vinculado à Lei Municipal nº 2481/2013, organiza o sistema de estacionamento rotativo no centro de Campo Largo, e este projeto de ampliação prevê a integração de dois sistemas para múltiplos usos. 
O EstaR é 100% digital e contempla várias praticidades ao motorista, entre elas notificações que podem ser pagas pelo aplicativo, recarga de créditos para a vaga (no máximo duas horas na mesma vaga) de onde estiver, e também informa se existe notificação e/ou pendências, por placa do veículo cadastrado. É possível, ainda, cadastrar várias placas de veículos no mesmo celular, inclusive moto e caminhão de pequeno porte.

Fiscalização
A dinâmica de funcionamento das notificações feitas pelo EstaR Digital acontece em conjunto com o Deptran. As viaturas de fiscalização circulam pelas ruas com vagas rotativas, verificando irregularidades e fazendo as leituras das placas. A partir de agora, também as câmeras farão esse trabalho. A notificação acontece assim que é constatada uma irregularidade. Os motoristas têm uma tolerância de cinco minutos, depois de estacionar, para acionar o uso da vaga no aplicativo.
A Secretaria Municipal orienta os usuários do aplicativo EstaR Digital para que, se tiverem alguma dúvida ou dificuldade no manuseio ou na instalação do aplicativo no celular, procurem a divisão do Estacionamento Regulamentado, localizado dentro do CIOSP, para saná-las.