Domingo às 13 de Julho de 2025 às 10:04:58
Geral

Ouvidoria da Cocel fica em 2º lugar no Prêmio Aneel de Ouvidoria

Ouvidoria da Cocel fica em 2º lugar no Prêmio Aneel de Ouvidoria


O trabalho realizado pela Ouvidoria da Companhia Campolarguense de Energia (Cocel) foi reconhecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) como um dos melhores do país. A Companhia ficou em segundo lugar no “Prêmio ANEEL de Ouvidoria”, entre as distribuidoras que atendem até 100 mil unidades consumidoras.
A premiação, promovida pela agência reguladora de todo o setor elétrico do país, tem o objetivo de estimular melhores práticas no atendimento às demandas dos consumidores e de disseminar a cultura da qualidade dos serviços e eficiência do atendimento aos consumidores. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (25), durante cerimônia de abertura do XXII Encontro Nacional de Ouvidores do Setor Elétrico, em Florianópolis (SC), na sede da Celesc. A DME Distribuição, de Poços de Caldas (MG), foi a distribuidora campeã.

Critérios
Na avaliação do “Prêmio ANEEL de Ouvidoria”, a agência reguladora leva em consideração diversos fatores como a correta avaliação de reclamações, a adequação à regulamentação vigente e o cumprimento de prazos. A Companhia Campolarguense está entre as três melhores do país nesta premiação pelo terceiro ano consecutivo.
Bárbara Lunardon, ouvidora da Cocel, explica que a Ouvidoria atua, principalmente, na melhoria de processos internos, e funciona como um canal de segundo nível para os consumidores que já tiveram uma reclamação analisada e não concordaram com a resposta recebida ou a solução apresentada. Para ela, o maior desafio é conciliar a expectativa dos consumidores com a legislação vigente, em um setor que é extremamente regulamentado.
“Grande parte das regras que a Cocel precisa seguir não é definida pela Companhia. São leis, decretos, resoluções que afetam diretamente o serviço prestado e, principalmente, a tarifa aplicada”, destaca Lunardon. Para a ouvidora, o contato próximo com os consumidores é essencial para identificar eventuais falhas e poder corrigir com agilidade.
O diretor-presidente da Cocel, Rafael Rogiski, destaca o compromisso da Companhia em sempre buscar melhorar seus processos internos e oferecer o melhor atendimento possível aos consumidores. “A Cocel vem, ano a ano, melhorando seus resultados e a premiação da Ouvidoria é um exemplo. O setor elétrico mudou muito nos últimos anos e a Cocel também está mudando, buscando não só se adaptar, mas se destacar neste cenário”, disse Rogiski.
O contato com a Ouvidoria da Cocel pode ser realizado pelos seguintes canais: atendimento pessoal, na sede da Companhia; ligação gratuita para 0800-7262212 e e-mail para ouvidoria@cocel.com.br.