Domingo às 13 de Julho de 2025 às 10:05:37
Geral

Geada intensa em Campo Largo transforma paisagens em diversos bairros da cidade

Geada intensa em Campo Largo transforma paisagens em diversos bairros da cidade

Os termômetros da manhã desta quarta-feira (25) marcaram 0°C, e a geada tomou conta de gramados e veículos em vários pontos da cidade. Apesar do frio intenso, a paisagem ficou ainda mais bonita, e muitos leitores da Folha compartilharam imagens.

Uma das leitoras foi Alana Barbosa, tutora do golden retriever Njord, que foi até o Parque Newton Puppi para ver a geada e aproveitou o momento ao lado do cachorro. “Parece que ele fica com ainda mais energia quando está frio. Ele adora passear, brincar na grama e ficou muito feliz com o passeio. Não costumamos sair tão cedo para passear com ele, mas hoje queríamos ver a geada, então o levamos até lá e foi muito divertido, apesar do frio intenso.”

Ela também relata que, sempre que publica fotos dele na geada, as pessoas perguntam se ele não sente frio ou se o gelo machuca as patinhas. “Ele é muito peludo e, no frio, tem ainda mais disposição para brincar. Adora rolar na grama congelada, mas os passeios são mais curtos, porque, senão, quem congela sou eu”, brinca.

Alana mantém um perfil no Instagram para compartilhar diversos momentos com Njord, que é bastante acompanhado pelo público. “O pessoal gosta muito quando mostramos passeios em Campo Largo e na Região Metropolitana de Curitiba, o que acaba fomentando o turismo, de certa forma. Quando postamos algo no Parque Newton Puppi, recebemos muitas mensagens e comentários perguntando onde fica, e é muito legal divulgar um parque tão lindo como o que temos aqui em Campo Largo. O perfil começou na pandemia, compartilhando momentos, passeios e viagens, e foi crescendo. Ficamos felizes em saber que o Njord também deixa outras pessoas felizes”, completa.

Foto: Alana Barbosa

 

 

Inverno 2025

O inverno começou às 23h42 da última sexta-feira (20). Segundo informações do Simepar, a estação é marcada por menos chuvas, temperaturas mais baixas, maior probabilidade de formação de geadas e a presença de nevoeiros, que já foram frequentes durante o outono em quase todas as regiões paranaenses.

A previsão é que o inverno de 2025 no Estado apresente temperaturas mais baixas do que as do inverno de 2024, porém levemente acima da média histórica. A chuva também deve se manter dentro da média.

As regiões com maior possibilidade de formação de geada são as mais altas do Paraná: Sul, Centro-Sul, Centro, Campos Gerais e o sul da Região Metropolitana de Curitiba. A população pode consultar a previsão de geadas com antecedência de 24h, 48h e 72h por meio do serviço Alerta Geada, desenvolvido pelo IDR-Paraná e Simepar desde 1995.

Além das geadas, outro fenômeno típico da estação são os nevoeiros, que continuarão frequentes entre a madrugada e o início da manhã. Não há previsão de nenhum fenômeno fora do padrão para a estação em 2025 — por esse motivo, a média de chuvas deve se manter dentro do esperado.

 

Confira algumas fotos dos nossos leitores:

Foto: Denis Souza

Foto: Denis Souza

Foto: José Passos

Foto: Elaine Castro