Campo Largo é uma das cidades diretamente beneficiadas pelo Centro de Esporte e Educação do Paraná, projeto desenvolvido pelo SESI Paraná com o apoio da Petrobras, que destinou R$ 3,5 milhões para a iniciativa, conforme informações repassadas pela petrolífera à Folha de Campo Largo. Ao todo, 240 crianças e adolescentes das cidades de Campo Largo e Araucária participam das atividades diversas, que são oferecidas no contraturno escolar.
Conforme as informações, a iniciativa tem como objetivo complementar a formação integral dos alunos. Por meio do projeto, é possível oferecer diversas oficinas e ações educativas que promovem o desenvolvimento físico, social, cultural e educacional. As atividades acontecem de forma híbrida, combinando encontros presenciais com interações online pela plataforma Teams.
Em Campo Largo, as ações ocorrem nos bairros Jardim das Palmeiras, Jardim das Palmas, Jardim Três Rios, Jardim Iruama, Jardim Acácias, Jardim das Camélias, Jardim Florestal, Gorski e Águas Claras, priorizando regiões com maior vulnerabilidade social, destacou a Petrobras.
Entre as atividades oferecidas na cidade estão práticas pedagógicas, esportivas e de cooperação social, além de musicalização, contação de histórias, criação de hortas sustentáveis com garrafas PET e oficinas voltadas à educação em hábitos de higiene pessoal e alimentação saudável. Além disso, a cada trimestre os participantes também têm acesso a atividades extraclasse, como visitas ao teatro, cinema, museus e parques. Uma das oficinas de destaque é a “Além dos Muros”, que promove passeios guiados por líderes comunitários, com temáticas sugeridas pela Petrobras, promovendo o contato com realidades locais e fortalecendo o vínculo com a comunidade.
Outra ação importante é a Oficina de Aproveitamento Integral dos Alimentos, destinada a responsáveis pelos alunos, merendeiras e educadores das escolas parceiras, promovendo a consciência alimentar e o combate ao desperdício.
Em Araucária, o projeto contempla os bairros Jardim Alvorada, Tindiquera, Thomaz Coelho, Costeira e Capela Velha.
Geral
Petrobras investe R$ 3,5 milhões em projeto que beneficia 240 crianças de Campo Largo e Araucária