A Sanepar informa que, desde a madrugada de quarta-feira (11/06), precisou reduzir o sistema de captação de água da Barragem do Rio Verde, que abastece as cidades de Campo Largo e Balsa Nova, em razão da elevação da turbidez na água do manancial. Em pesquisa em campo, foi constatada erosão em uma obra de terraplanagem de um condomínio localizado nas proximidades da barragem. Essa erosão provocou o carreamento de parte do solo para dentro da água do rio. Porém, as equipes da Sanepar, da Defesa Civil e do IAT estão fazendo levantamentos no local e com imagens de drones para identificar se seria essa ou outra a causa a origem do problema de elevação na turbidez.
Nesta sexta-feira (13), já foi possível aumentar gradativamente o volume de água captada em razão de pequena melhora na qualidade da água in natura no manancial. O sistema está operando com cerca de 70% da sua capacidade total. E, para reduzir os impactos e poder manter o abastecimento, embora de forma parcial, a Sanepar está fazendo manobras operacionais e operando com o auxílio de caminhões-pipas na região.
Em Campo Largo, as regiões que ainda podem ser afetadas são as dos bairros Vila Nova, Iara, Rivabem I e II, Loteamento Andreassa, Loteamento Industrial Rivabem, Itaboa, Loteamento Miranda, Ferrari, Vila Otto, proximidades da Rua Clotário Portugal. A região do Bairro São Caetano já apresenta normalização e a região do Bairro Águas Claras está em recuperação gradativa.
Balsa Nova já está com o sistema de distribuição e abastecimento normalizados.
Em situações como esta, a água tratada deve ser priorizada para higiene e alimentação. Ficar atento, não desperdiçar água e adiar serviços que não sejam essenciais ajudam a restabelecer o abastecimento. A orientação é para economizar.
Vale lembrar que só ficarão sem água os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.
O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br ou ainda pelo WhatsApp (41) 99544-0115. Ao entrar em contato, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.