Uma moradora de Campo Largo procurou a Folha de Campo Largo para relatar sua insatisfação com a coleta de lixo na região da Estrada Dom Rodrigo, onde mora. Segundo ela, após atender à exigência da Prefeitura e instalar uma lixeira embutida no portão de sua casa, conforme orientações do setor de Urbanismo, ainda assim ela teve problemas com o serviço de coleta.
“Estou indignada. O Urbanismo da Prefeitura exige lixeira embutida, algo que tive que fazer no portão. Isso foi feito no sábado, dia 02. Na segunda, o coletor pegou a sacola com o lixo e jogou no chão. Hoje (segunda-feira, dia 09) o caminhão coletor passou e não pegou o lixo”, relatou a leitora.
A Folha entrou em contato com a Prefeitura de Campo Largo, e em resposta, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano esclareceu que a exigência segue os parâmetros definidos no artigo 166 do Código de Obras de Campo Largo (Lei Municipal nº 3003/2018). O trecho da legislação, atualizado pela Lei nº 3793/2024, determina que toda edificação deve ter local adequado para armazenar resíduos sólidos, obedecendo a normas técnicas específicas.
Já a Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que o procedimento adotado pela empresa de coleta não está de acordo com as normas estabelecidas. “Essa prática de acúmulo dos sacos em um só ponto das vias é inadmissível e não deve ser a forma de recolhimento das empresas terceirizadas. Por conta disso, inclusive, a situação já foi tratada com a empresa e a mesma será multada”, afirmou a pasta.
A secretaria ainda orienta que, em casos como esse, os moradores entrem em contato diretamente com o Departamento de Limpeza Urbana e Gestão de Resíduos, pelos telefones (41) 3291-5622 ou (41) 3291-5137 (WhatsApp), para que a situação seja solucionada com maior agilidade.
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Moradora reclama de coleta de lixo e empresa responsável é multada pela Prefeitura
