Domingo às 11 de Janeiro de 2026 às 10:48:07
Geral

Campo Largo é destaque em premiação nacional de Educação durante congresso internacional em Curitiba

Campo Largo é destaque em premiação nacional de Educação durante congresso internacional em Curitiba

Campo Largo foi um dos grandes destaques da cerimônia de premiação do 6º Congresso Internacional Novo Tempo da Educação, realizado nesta quarta-feira (11) em Curitiba. A cidade foi reconhecida com o Prêmio Cristovam Buarque de Educação Integral, que valoriza prefeituras que implementaram com sucesso políticas de ampliação da educação em tempo integral. 
Participaram da cerimônia a vice-prefeita Chrystiane Chemin, o secretário municipal de Educação, Bruno Cézar Cruz, e a atual secretária de Cultura e ex-secretária de Educação, Dorotéa Stoco. “Ao todo 13 municípios receberam esse prêmio das mãos do governador, a quem a gente agradece. Agradecemos também ao nosso secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, e ao nosso prefeito municipal, Mauricio Rivabem. Parabenizamos também através do Bruno a todos os nossos professores, educadores, diretores e todo o grupo educacional de Campo Largo.”
“É uma alegria muito grande saber que hoje Campo Largo é um dos poucos municípios do Brasil que conseguiu atingir esse indicador tão importante de Educação em tempo integral, mas também em uma perspectiva de educação voltada para a criança como um ser integral. Só temos a agradecer, celebrar e trabalhar muito mais por mais resultados como este”, destacou o secretário Bruno.
Em maio deste ano, Campo Largo alcançou uma das metas do Plano Nacional de Educação ao atingir mais de 50% das instituições da rede municipal com ensino em tempo integral. O marco foi consolidado com a adesão das escolas Pedro Kaminski e O Ateneu ao modelo de jornada ampliada, ofertada na E.M. Anderson Paulart Junior. Até aquela data, 3.959 estudantes já estavam sendo atendidos nessa modalidade, somando crianças dos CMEIs e alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
O secretário de Educação, Bruno Cézar da Cruz, destacou em entrevista à Folha de Campo Largo à época os desafios superados para atingir a meta — como infraestrutura, transporte, equipe e alimentação — e afirmou que a cidade caminha para expandir ainda mais a modalidade, com previsão de implantação em novas escolas e construção de unidades já planejadas para tempo integral.
A conquista impactou positivamente os indicadores de aprendizagem, especialmente em escolas com maior vulnerabilidade social. Como reflexo, o município receberia uma complementação de quase R$ 9 milhões via VAAR/FUNDEB.
Ressaltou ainda que a proposta da educação integral ia além do aumento da carga horária, visto que busca promover vivências práticas, integração com a comunidade, atividades extracurriculares (como pilates kids, karatê, musicalização e robótica), e maior envolvimento das famílias, destacando ainda que a resposta da comunidade vinha sendo positiva, com formação de listas de espera e adesão crescente ao modelo.

Destaque estadual
O governador do Paraná, Ratinho Junior, recebeu do Instituto Casagrande, que promove o evento, o prêmio Político Humanizador, por seu trabalho na transformação da educação do Paraná, que passou do sétimo para o primeiro lugar nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
O governador destacou as estratégias adotadas em sua gestão para promover melhorias na educação paranaense, com um trabalho que envolve não apenas a rede estadual, mas também os municípios, que são responsáveis pela educação básica. “Quando assumi a gestão, em 2019, fomos nos debruçar nas experiências que tinham dado certo em outros lugares para trazer ao Paraná e fazer com que a nossa educação desse um salto de qualidade”, afirmou.
“Nesse sentido, focamos tanto na parte pedagógica, para qualificar nossos professores e diretores, quanto na parte física das escolas. Estamos acabando com as salas de madeira no Estado, que ainda existiam quando assumi o governo, e até o final do ano, todas as 25 mil salas de aula terão aparelhos de ar condicionado instalados”, ressaltou o governador.
Iniciativas implantadas na rede estadual de ensino paranaense fizeram com que o Estado se tornasse referência. Entre elas estão programas como o Educa Juntos, em que o Governo do Estado atua junto com os 399 municípios para promover a alfabetização na idade certa, o Mais Merenda, que oferece três refeições por turno aos estudantes, e o Ganhando o Mundo, que leva alunos da escola pública para um intercâmbio internacional.
Os estudantes da rede estadual também passaram a contar com aulas de programação, robótica e educação financeira, além de outras inovações.
“Estamos atuando desde a base, com a construção de creches nas cidades que têm deficit de vagas na educação infantil, trabalhando na formação de professores da educação básica, em parceria com as secretarias municipais, e também transformando a estrutura da rede estadual”, disse. “Acima de tudo, valorizamos os profissionais da educação, porque não adianta ter as ferramentas tecnológicas e salas de aula mais bonitas se não tiver o trabalho do professor”.
O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, destacou o trabalho que fez com o Paraná tivesse reconhecimento na área. “Hoje somos o primeiro lugar na educação brasileira, graças a um trabalho organizado, voltado para resultados e que, juntamente com nossos professores, diretores e funcionários das escolas, alçou o Paraná a essa posição”, afirmou.
“Temos a terceira maior rede do Brasil, e por ser uma rede grande é muito mais desafiador conquistar bons resultados. Porém, com um trabalho focado, muita organização, formação continuada e material qualificado aos nossos professores, conseguimos transformar a educação do Paraná”, ressaltou Miranda.
“O mais importante é a transformação na vida dos nossos meninos e meninas. Conseguimos conquistar mais de 50% das vagas na Universidade Federal do Paraná, os estudantes da rede estadual também estão se inserindo nas universidades estaduais, além de ganharem o mundo”, disse.

Congresso
Além dos líderes que participam pessoalmente do evento em Curitiba, o Congresso Internacional Novo Tempo da Educação também é transmitido online a educadores de outros países. A iniciativa do Instituto Casagrande, em parceria com a Associação Professora Amélia Casagrande, iniciou na pandemia, reunindo mais de 160 mil pessoas discutindo temas relacionados à educação.
Nesta sexta edição, o tema central é a Educação Integral, com ênfase no desenvolvimento socioemocional e na formação cidadã. O evento segue até a sexta-feira (13), reunindo personalidades da área, como o ex-senador e ex-ministro da Educação Cristovam Buarque, para palestras e formações.
“Nosso instituto hoje tem uma comunidade com mais de 1 milhão de educadores no Brasil todo. Trabalhamos com a formação de professores e gestores educacionais e assessoramos redes de escolas e secretarias de educação”, explicou o presidente do Instituto Casagrande, Renato Casagrande. “Realizamos esse congresso anualmente, com destaque a temas que estejam em voga na área. Neste ano, tratamos da educação integral, com especialistas e lideranças do Brasil todo debatendo as políticas efetivas para sua implantação”.
Além do prêmio concedido ao governador, que homenageia personalidades públicas que promovem transformações significativas nas humanidades e na educação brasileira, outras duas premiações foram entregues na cerimônia: o Prêmio Cristovam Buarque de Educação Integral, que valoriza prefeituras que implantaram políticas para ampliar a educação em tempo integral, e o Prêmio Heloísa Lück, voltado à gestão escolar.