Campo Largo foi um dos grandes destaques da cerimônia de premiação do 6º Congresso Internacional Novo Tempo da Educação, realizado nesta quarta-feira (11) em Curitiba. A cidade foi reconhecida com o Prêmio Cristovam Buarque de Educação Integral, que valoriza prefeituras que implementaram com sucesso políticas de ampliação da educação em tempo integral.
Participaram da cerimônia a vice-prefeita Chrystiane Chemin, o secretário municipal de Educação, Bruno Cézar Cruz, e a atual secretária de Cultura e ex-secretária de Educação, Dorotéa Stoco. “Ao todo 13 municípios receberam esse prêmio das mãos do governador, a quem a gente agradece. Agradecemos também ao nosso secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, e ao nosso prefeito municipal, Mauricio Rivabem. Parabenizamos também através do Bruno a todos os nossos professores, educadores, diretores e todo o grupo educacional de Campo Largo.”
“É uma alegria muito grande saber que hoje Campo Largo é um dos poucos municípios do Brasil que conseguiu atingir esse indicador tão importante de Educação em tempo integral, mas também em uma perspectiva de educação voltada para a criança como um ser integral. Só temos a agradecer, celebrar e trabalhar muito mais por mais resultados como este”, destacou o secretário Bruno.
Em maio deste ano, Campo Largo alcançou uma das metas do Plano Nacional de Educação ao atingir mais de 50% das instituições da rede municipal com ensino em tempo integral. O marco foi consolidado com a adesão das escolas Pedro Kaminski e O Ateneu ao modelo de jornada ampliada, ofertada na E.M. Anderson Paulart Junior. Até aquela data, 3.959 estudantes já estavam sendo atendidos nessa modalidade, somando crianças dos CMEIs e alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
O secretário de Educação, Bruno Cézar da Cruz, destacou em entrevista à Folha de Campo Largo à época os desafios superados para atingir a meta — como infraestrutura, transporte, equipe e alimentação — e afirmou que a cidade caminha para expandir ainda mais a modalidade, com previsão de implantação em novas escolas e construção de unidades já planejadas para tempo integral.
A conquista impactou positivamente os indicadores de aprendizagem, especialmente em escolas com maior vulnerabilidade social. Como reflexo, o município receberia uma complementação de quase R$ 9 milhões via VAAR/FUNDEB.
Ressaltou ainda que a proposta da educação integral ia além do aumento da carga horária, visto que busca promover vivências práticas, integração com a comunidade, atividades extracurriculares (como pilates kids, karatê, musicalização e robótica), e maior envolvimento das famílias, destacando ainda que a resposta da comunidade vinha sendo positiva, com formação de listas de espera e adesão crescente ao modelo.
Destaque estadual
O governador do Paraná, Ratinho Junior, recebeu do Instituto Casagrande, que promove o evento, o prêmio Político Humanizador, por seu trabalho na transformação da educação do Paraná, que passou do sétimo para o primeiro lugar nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
O governador destacou as estratégias adotadas em sua gestão para promover melhorias na educação paranaense, com um trabalho que envolve não apenas a rede estadual, mas também os municípios, que são responsáveis pela educação básica. “Quando assumi a gestão, em 2019, fomos nos debruçar nas experiências que tinham dado certo em outros lugares para trazer ao Paraná e fazer com que a nossa educação desse um salto de qualidade”, afirmou.
“Nesse sentido, focamos tanto na parte pedagógica, para qualificar nossos professores e diretores, quanto na parte física das escolas. Estamos acabando com as salas de madeira no Estado, que ainda existiam quando assumi o governo, e até o final do ano, todas as 25 mil salas de aula terão aparelhos de ar condicionado instalados”, ressaltou o governador.
Iniciativas implantadas na rede estadual de ensino paranaense fizeram com que o Estado se tornasse referência. Entre elas estão programas como o Educa Juntos, em que o Governo do Estado atua junto com os 399 municípios para promover a alfabetização na idade certa, o Mais Merenda, que oferece três refeições por turno aos estudantes, e o Ganhando o Mundo, que leva alunos da escola pública para um intercâmbio internacional.
Os estudantes da rede estadual também passaram a contar com aulas de programação, robótica e educação financeira, além de outras inovações.
“Estamos atuando desde a base, com a construção de creches nas cidades que têm deficit de vagas na educação infantil, trabalhando na formação de professores da educação básica, em parceria com as secretarias municipais, e também transformando a estrutura da rede estadual”, disse. “Acima de tudo, valorizamos os profissionais da educação, porque não adianta ter as ferramentas tecnológicas e salas de aula mais bonitas se não tiver o trabalho do professor”.
O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, destacou o trabalho que fez com o Paraná tivesse reconhecimento na área. “Hoje somos o primeiro lugar na educação brasileira, graças a um trabalho organizado, voltado para resultados e que, juntamente com nossos professores, diretores e funcionários das escolas, alçou o Paraná a essa posição”, afirmou.
“Temos a terceira maior rede do Brasil, e por ser uma rede grande é muito mais desafiador conquistar bons resultados. Porém, com um trabalho focado, muita organização, formação continuada e material qualificado aos nossos professores, conseguimos transformar a educação do Paraná”, ressaltou Miranda.
“O mais importante é a transformação na vida dos nossos meninos e meninas. Conseguimos conquistar mais de 50% das vagas na Universidade Federal do Paraná, os estudantes da rede estadual também estão se inserindo nas universidades estaduais, além de ganharem o mundo”, disse.
Congresso
Além dos líderes que participam pessoalmente do evento em Curitiba, o Congresso Internacional Novo Tempo da Educação também é transmitido online a educadores de outros países. A iniciativa do Instituto Casagrande, em parceria com a Associação Professora Amélia Casagrande, iniciou na pandemia, reunindo mais de 160 mil pessoas discutindo temas relacionados à educação.
Nesta sexta edição, o tema central é a Educação Integral, com ênfase no desenvolvimento socioemocional e na formação cidadã. O evento segue até a sexta-feira (13), reunindo personalidades da área, como o ex-senador e ex-ministro da Educação Cristovam Buarque, para palestras e formações.
“Nosso instituto hoje tem uma comunidade com mais de 1 milhão de educadores no Brasil todo. Trabalhamos com a formação de professores e gestores educacionais e assessoramos redes de escolas e secretarias de educação”, explicou o presidente do Instituto Casagrande, Renato Casagrande. “Realizamos esse congresso anualmente, com destaque a temas que estejam em voga na área. Neste ano, tratamos da educação integral, com especialistas e lideranças do Brasil todo debatendo as políticas efetivas para sua implantação”.
Além do prêmio concedido ao governador, que homenageia personalidades públicas que promovem transformações significativas nas humanidades e na educação brasileira, outras duas premiações foram entregues na cerimônia: o Prêmio Cristovam Buarque de Educação Integral, que valoriza prefeituras que implantaram políticas para ampliar a educação em tempo integral, e o Prêmio Heloísa Lück, voltado à gestão escolar.
Geral
Campo Largo é destaque em premiação nacional de Educação durante congresso internacional em Curitiba