Domingo às 11 de Janeiro de 2026 às 10:50:29
Geral

Youtuber de Campo Largo transforma paixão por futebol em canal com alcance mundial

Youtuber de Campo Largo transforma paixão por futebol em canal com alcance mundial

O criador de conteúdo Eduardo Cardoso, morador de Campo Largo, é o rosto por trás do canal EAE CLÃ no YouTube - jargão que também virou sua marca registrada. Com mais de 2 milhões de inscritos e milhões de visualizações, Eduardo se consolidou como referência em vídeos de futebol, explorando desde o game FC 25 até curiosidades, desafios e tours em estádios da Europa.
Apaixonado por edição desde cedo, Eduardo começou a editar vídeos em 2011, aos 11 anos, acompanha o trabalho dos principais youtubers do Brasil e do mundo desde o início da adolescência. Oficialmente, o seu próprio canal nasceu em 2018 e o ponto de virada veio com um short viral, que ultrapassou 160 milhões de visualizações e o levou de 700 mil a quase dois milhões de inscritos em apenas seis meses, ainda em 2024.
Esses vídeos curtos, conhecidos como “edits virais” — montagens dinâmicas com efeitos visuais e sonoros — impulsionaram seu alcance a nível mundial. Eduardo passou a reagir a esse tipo de conteúdo, com um formato simples, que conquistou internautas do mundo inteiro. “Em 2024 fui para a Arábia Saudita e tinham crianças árabes pedindo para tirar foto comigo”, conta.
Durante a pandemia, o canal também ganhou força. Com mais pessoas em casa assistindo vídeos, Eduardo saltou de 20 mil para 100 mil inscritos, quando também enfrentou um momento crítico na sua carreira. “Meu canal foi hackeado em 2020, quando eu estava com 98 mil inscritos. Mesmo assim, bati os 100 mil enquanto ele ainda estava fora do ar. Achei que nunca mais recuperaria, mas consegui. A partir dali, cresci para 300 mil de maneira muito rápida e fui crescendo.”
Em um único mês, o canal chegou a ultrapassar 200 milhões de visualizações. Com uso da tecnologia e vídeos dublados por inteligência artificial, uma ferramenta recentemente disponibilizada pelo Youtube, o conteúdo de Eduardo já alcança públicos de diferentes países. “Os vídeos curtos chegam em todos os lugares. Tem vídeo que eu só dou risada e viraliza. Um deles teve cinco milhões de views em 24 horas”, relata.
Porém, ressalta que a rotina é intensa, uma vez que Eduardo planeja, roteiriza, grava, envia para edição e cria as capas de seus vídeos, tudo isso exigindo atenção e muita criatividade para ser feito. Com o tempo, passou a entender profundamente seu público — majoritariamente infantojuvenil, de 8 a 19 anos. “Estudo o YouTube, vejo o que meu público quer e adapto isso com a minha personalidade. Um dos meus vídeos mais populares é sobre eu vencer a Liga dos Campeões com um time formado por ‘crianças’. Pedi nomes e números dos meus seguidores nas redes sociais, criei os jogadores no game e publiquei. Passou de 1 milhão de views e é copiado no mundo todo.”
Comprometido com seu público jovem, Eduardo evita palavrões tanto nos vídeos quanto fora deles. A atitude rende a confiança de pais que permitem que os filhos assistam ao seu canal sem preocupação.

Encontros e conquistas
Durante sua trajetória, Eduardo teve a chance de conhecer grandes nomes do futebol e da internet. Em 2021, encontrou Ricardo Kaká, campeão do mundo em 2002 e eleito o melhor jogador do mundo em 2007. O encontro aconteceu durante a Flórida Cup em Orlando; como o evento foi sediado no condomínio do craque brasileiro nos Estados Unidos, Eduardo também pode interagir com outros ex-jogadores e criar conteúdos.
A partir deste momento as oportunidades se multiplicaram. Ele morou por um mês em Londres, foi convidado para camarotes de clubes ingleses e participou de eventos esportivos internacionais. Relata que um dos momentos mais marcantes foi o encontro com o príncipe saudita Faisal bin Bandar bin Sultan Al Saud, durante a cobertura do Mundial de EA FC 24, em Riyadh, onde também conheceu Wesley Sneijder, jogador que eliminou o Brasil na Copa de 2010.
Entre os próximos objetivos está conhecer o jogador português Cristiano Ronaldo, gravar um vídeo com ele e assistir, ao vivo, a uma final da Liga dos Campeões — até agora, só viu uma semifinal, além de chegar aos 10 milhões de inscritos. Eduardo irá casar no próximo mês, então está nos planos também fazer um canal no YouTube apenas trazendo conteúdos de viagens que fará com a futura esposa, que também é produtora de conteúdo, mas voltada para a maquiagem.

Conselho para iniciantes
Para quem sonha em viver do YouTube, Eduardo incentiva e aconselha. “Esse é o melhor momento da história para criar conteúdo. Antes dependíamos de sorte, hoje é possível com estudo e dedicação. Escolha um nicho, estude os melhores vídeos, se inspire e coloque sua personalidade. Vai dar certo.”