Terça-feira às 15 de Julho de 2025 às 11:48:57
Geral

Forte temporal registra rajadas de vento de 65 km/h e 15 mil unidades consumidoras ficam sem luz

Forte temporal registra rajadas de vento de 65 km/h e 15 mil unidades consumidoras ficam sem luz


A Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública e da Defesa Civil do município, informa que no período da noite de quarta-feira (21) ocorreu uma chuva intensa, com rajadas de ventos que chegaram a 65 km/h às 20h28. Das 20h38 às 01h06 da manhã a precipitação total de chuvas somou 28.5 mm.
Apesar da intensidade das chuvas, foram poucas as solicitações de atendimentos recebidas pela Defesa Civil. Foram atendidos uma situação de alagamento no bairro Ouro Verde; dois destelhamentos, sendo eles nos bairros Três Rios e Ferraria, e uma queda de árvore em residência, encaminhada para o Corpo de Bombeiros, no bairro Santa Ângela (Ferraria).
A Defesa Civil de Campo Largo destaca que a equipe está a postos para eventuais novos atendimentos e reforça que, em caso de emergência, a população deve acionar o número 199 da Defesa Civil em caso sem vítimas, ou ligar 193 para o Corpo de Bombeiros nos casos com vítimas.

Interrupções no fornecimento de energia
O intenso temporal também causou a interrupção no fornecimento de energia de aproximadamente 15 mil unidades consumidoras no momento mais crítico, conforme informou a Cocel. Foram recebidas 1.354 solicitações emergenciais durante o temporal. A energia foi restabelecida ainda durante a noite para a maior parte dos consumidores.
O desligamento de dois circuitos foi a ocorrência mais grave, afetando as regiões da Ferraria, Rondinha, Ouro Verde, parte do Centro, Rivabem e bairros próximos. Na Ferraria, três postes quebraram após a queda de árvores na localidade da Vila São Luiz – causando o desligamento do circuito que atende toda a região da Ferraria e Rondinha. Descargas atmosféricas e vegetação sobre a rede causaram o desligamento do circuito que atende Ouro Verde, Rivabem, parte do Centro e bairros próximos. Foram realizadas as manutenções necessárias e cerca de uma hora depois o fornecimento de energia para os dois circuitos foi restabelecido.
Na manhã desta quinta-feira (22) foram 36 ocorrências emergenciais atendidas até o fechamento desta matéria – casos isolados que afetam um pequeno número de consumidores. Santa Rita, Figueiredo, Cerro do Purunã, Itambezinho, Bateias, Salgadinho e Ferraria são algumas das regiões afetadas.
Em caso de falta de energia não programada, avise a Cocel por meio de um dos seguintes canais, tendo o número da unidade consumidora em mãos. Os canais são: Aplicativo Cocel Mobile (gratuito, disponível para Android e iOS); WhatsApp para (41) 99123-2121; ligação gratuita para 0800-7262121 e SMS para (41) 99106-9146 - informando apenas o número da sua unidade consumidora na mensagem (sem o digito verificador e sem qualquer outra letra ou espaço).

 Foto: Thatiana Bueno / Comunicação PMCL