A Prefeitura de Campo Largo iniciou a nova concessão do serviço público de transporte coletivo de passageiros por ônibus nesta sexta-feira, 16 de maio. Enquanto a empresa Transpiedade Transportes Coletivos Ltda passa a cuidar apenas da operação do serviço, a Prefeitura assume o sistema de bilhetagem das 27 linhas que circulam dentro do município. Novos veículos entram em circulação, e também já passa a ser válido um novo cartão do usuário.
Atualmente há mais de 40 mil cadastros em Campo Largo e uma das principais mudanças será este novo cartão, vinculado ao novo sistema de bilhetagem municipal. “A troca será necessária porque o sistema de bilhetagem eletrônica passará a ser operado pela Prefeitura, deixando de ser gerido pela empresa operadora de ônibus como era anteriormente. Com isso passamos a fazer a migração para o novo sistema, com cartões integrados à nova tecnologia municipal”, explica o diretor de Transporte Público do município, Caio Cirne de Oliveira Motta.
Sendo assim, durante esse período de transição, os dois sistemas de bilhetagem funcionarão em paralelo. Portanto, ainda seguem funcionando os cartões antigos. A Prefeitura Municipal iniciará a confecção dos novos cartões nesta segunda-feira, 19 de maio, quando apenas estes serão abastecidos com créditos.
Será preciso trocar o cartão antigo pelo novo e o recadastramento deverá ser feito no local de atendimento aos usuários que fica no Terminal Urbano, das 6h às 19h, de segunda a sexta-feira, ou no Centro de Atendimento ao Cidada?o (CAC), localizado na entrada da sede administrativa da Prefeitura Municipal, das 8h a?s 17h, também de segunda a sexta-feira. Lembrando que os dois locais atendem no horário de almoço também.
Para fazer o novo cartão leve um documento pessoal (RG ou CPF). Nos casos de cartão isento ou de estudante, além de RG ou CPF é preciso levar comprovante de residência e o cartão antigo. O prazo para a troca é de 90 dias e será até o fim de agosto de 2025.
A primeira via do novo cartão será gratuita, emitida conforme demanda. Os usuários deverão pagar da segunda via em diante, ou em caso de perda, e o custo será de R$ 30,00.
“Pedimos que os usuários façam a troca do seu cartão, a partir da próxima semana, e fiquem atentos aos prazos. Estamos abrindo essa antecipação com o objetivo de evitar filas e congestionamento no atendimento, para uma transição organizada e eficiente do sistema, bem como permitir que os usuários conheçam o novo sistema e se adaptem com tranquilidade. Também estamos dando tempo para que as empresas realizem o cadastro de seus colaboradores. Assim, garantimos que a maior parte dos usuários já esteja com o novo cartão emitido antes da virada total do sistema que será em agosto”, pontua o diretor.
Créditos
A troca dos sistemas e de cartões dos usuários exigirá organização de quem utiliza o serviço, pois não é possível transferir os créditos atuais do cartão antigo para o novo, e nem há possibilidade de reembolso. Isso porque o sistema antigo e o novo não se comunicam. O prazo é até o fim de agosto deste ano para a utilização dos créditos no cartão antigo, pois os validadores antigos deixarão de funcionar e deixarão de ter validade.
Ou seja, o saldo não será recuperável após esse prazo. Utilize todo o seu crédito do cartão antigo e faça o novo cartão para garantir que não irá perder créditos. Caio sugere o cálculo do número de passagens utilizadas por dia, de maneira que não sobre créditos no cartão antigo, bem como já fazer o novo cartão e passar a colocar créditos nele e não mais no anterior. “Assim, somente durante este período de transição, é recomendado aos usuários que portem os dois cartões”, indica Caio.
Empresas
A partir do dia 26 de maio, as empresas poderão se cadastrar no novo sistema de bilhetagem do transporte coletivo de Campo Largo. Realizado de maneira gratuita e online, por ele os empregadores farão o cadastramento de seus funcionários, direcionando-os posteriormente aos postos de atendimento para a retirada do cartão físico, podendo ser no Terminal Urbano ou no CAC. Também será por lá que as empresas adicionarão créditos aos cartões.
Para realizar o cadastro, basta acessar a página localizada em https://sbe-campolargo.dataprom.com/ e preencher os dados solicitados no formulário.
Importante
Quem não tem cartão de usuário pode continuar utilizando o transporte público de Campo Largo, pois a operação do serviço também aceita pagamento em dinheiro.
Tem dúvidas? Quer saber como fica o itinerário da linha que utiliza? Preparamos um site com perguntas e respostas, acesse aqui.
Além do atendimento presencial dos usuários do transporte coletivo de Campo Largo no Terminal Urbano e no CAC, estão disponíveis os seguintes canais oficiais:
• Abertura de processo digital na página de Autoatendimento deste portal. É preciso estar logado no sistema para acessar;
• E-mail transportepublico@campolargo.pr.gov.br;
• Ouvidoria municipal no telefone 156