Campo Largo está representada na maior feira de alimentos da América do Norte, a SIAL Canada 2025, realizada em Toronto, entre 29 de abril e 1º de maio. Da cidade, estão participando as empresas Campo Largo – Zanlorenzi Bebidas, Dr. Penaut e Pinati, junto com mais 11 empresas de diversas cidades do Estado, nos mais variados segmentos alimentícios.
Conforme informações oficiais divulgadas pelo Governo do Estado, a missão foi organizada pela Invest Paraná — agência de atração de investimentos do Governo do Estado —, conta com apoio da Fomento Paraná e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), onde as empresas paranaenses apresentam seus produtos e podem buscar novas oportunidades no mercado internacional. As empresas foram selecionadas por meio de edital e contaram com apoio integral da Invest Paraná, sem custos de participação.
A Sial Canada reúne mais de mil expositores e cerca de 23 mil profissionais de 70 países, com mais de 70 atividades programadas, entre conferências, workshops e podcasts ao vivo. O Paraná fará parte do pavilhão organizado pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), parceira de longa data da Invest Paraná e que viabilizou a participação do Estado com dois balcões. Empresários de diversos países poderão conhecer produtos, materiais impressos e digitais das empresas paranaenses.
Christiano Puppi, diretor-geral da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços, que participa da feira, explica que ela segue o conceito “B2B” - sigla de negócio para negócio em inglês, onde há presença de grandes fornecedores da América do Norte e de outros mercados, com stands de vários países e alto investimento realizado, tanto pelos governos dos mais variados países, como também da indústria alimentícia global.
“Estamos participando junto com o Ministério da Agricultura, com alguns expositores do Paraná, inclusive com marcas campo-larguenses, que preenchem tanto as questões de qualificação legal, têm a pré-disposição de realizar a exportação e abrir mercados, e a qualidade técnica que contempla a essência do consumidor de maneira ideal, aptos a levarem suas marcas e representarem o Paraná, Brasil afora. Para mim, tanto como diretor-geral da secretaria, como campo-larguense, é uma alegria muito grande ‘levar na mala’ tanto o nosso Estado, como a essência empreendedora do nosso Estado.”
A Folha conversou com representantes das empresas Campo Largo – Bebidas Zanlorenzi e Dr. Penaut que participam da SIAL Canada 2025, que puderam compartilhar um pouco da experiência vivenciada pelas marcas. Apenas a marca Pinati não retornou o contato até o fechamento da matéria.
Zanlorenzi Bebidas
Para Mateus Poggere, diretor de Produto e Estratégia, a participação da Campo Largo – Zanlorenzi Bebidas é uma oportunidade de apresentar os produtos da marca de sucos, chás e água de coco Campo Largo, já consolidada no território nacional, para o mercado norte-americano. “Acreditamos que a feira seja uma grande vitrine para importadores. Nós já participamos da edição de Paris, na França, e está sendo nossa primeira participação do evento no Canadá. Nossa expectativa é muito grande, pois existe uma demanda por bebidas saudáveis nesse mercado. Sabemos que o público norte-americano tem buscado por este tipo de produto. A expectativa é de estabelecermos bons contatos e iniciar um relacionamento, um processo e um trabalho de exportação para o mercado americano e novos mercados fora do Brasil.”
Para participar deste evento pela primeira vez, a marca preparou um portfólio com diversos produtos de linha, como Suco de Pêssego, Suco de Goiaba, Água de Coco Integral e Chá de Hibisco + Cranberry, itens selecionados por meio de uma consultoria como itens potenciais para o público desta feira. “Além do portfólio que enviamos, adaptamos nossos materiais para acompanhar nosso representante na feira, para acionar os participantes e levar nossa marca para outros países. Esse público tem um grande poder aquisitivo e busca por produtos de alta qualidade. É uma das principais feiras de inovação alimentar do mundo, por isso fizemos questão de participar e acessar este público”, finaliza.
Dr. Penaut
Para Lucas Castro, fundador e diretor executivo da Dr. Peanut, participar da SIAL Canada é uma grande oportunidade de fortalecer a presença internacional e apresentar ao mercado norte-americano o que a marca tem em termos de sabor, inovação e saudabilidade. “Nosso principal objetivo é consolidar a marca como referência no segmento de pastas de amendoim gourmet estabelecendo parcerias estratégicas e ampliando nossa rede de contatos. Para esta edição, fizemos uma curadoria criteriosa do nosso portfólio, focando nos produtos que traduzem o nosso DNA — como nossas pastas de amendoim com sabores indulgentes, sem adição de açúcar, lactose ou glúten. Preparamos também materiais de apresentação bilíngues e ações de degustação focadas na experiência sensorial, porque acreditamos que provar Dr. Peanut é o primeiro passo para entender o nosso propósito.”
Ele reforça que a Dr. Peanut já exporta para alguns países, mas a empresa entende que a América do Norte é um mercado estratégico para dar um próximo salto. “Participar da SIAL Canada é um movimento planejado para ampliar nossa visibilidade global e gerar parcerias consistentes em um mercado maduro e competitivo como o canadense. Buscamos estabelecer contatos com distribuidores, representantes e players do varejo especializado. Nosso objetivo é construir relacionamentos de longo prazo e abrir portas para novos negócios na América do Norte”, ressalta.
Embora essa seja a primeira vez participando da SIAL Canada, o que se torna um marco para a história da empresa, a Dr. Penaut já participou de outras feiras internacionais como Sweet and Snacks e Summer Fancy, nos Estados Unidos, e em eventos focados em nutrição na América Latina. Na estratégia de expansão estão os mercados que valorizam saudabilidade e indulgência em equilíbrio — como Estados Unidos, Canadá e Emirados Árabes, e acrescenta que o Canadá é uma excelente porta de entrada para iniciar a presença na América do Norte. Como o consumidor canadense é exigente e multicultural, para a feira, a marca optou por apresentar as pastas de amendoim gourmet em sabores como Cookies & Cream, Hazelnut e White Chocolate — sempre sem adição de açúcar, lactose e glúten.
“Após a SIAL, nosso foco será estreitar os contatos feitos no evento, transformando oportunidades em parcerias comerciais sólidas. Vamos continuar investindo na expansão da marca no mercado internacional, estudando pontos logísticos estratégicos para exportação e ampliando nossa capacidade de atendimento global. No Brasil, seguiremos inovando, lançando novas campanhas e produtos que reforçam nosso propósito, que é ser a marca de indulgência saudável mais admirada da América Latina — e, em breve, do mundo”, finaliza.
Fotos: Invest Paraná