Quarta-feira às 23 de Abril de 2025 às 07:49:37
Geral

Cardeal apto a votar para escolha de próximo papa teve passagem por Campo Largo

Cardeal apto a votar para escolha de próximo papa teve passagem por Campo Largo

Após a triste notícia da morte do papa Francisco, nesta segunda-feira (21), além das cerimônias de despedida, o mundo também se volta para a eleição que definirá o novo pontífice. Na lista do Vaticano há nomes de sete cardeais brasileiros que podem participar do Conclave, a eleição que definirá o novo nome do líder máximo da Igreja Católica no mundo. Esse processo deve começar em até 20 dias.

Segundo informações divulgadas pelo G1, pelas regras da Igreja Católica, apenas cardeais com menos de 80 anos podem votar. Entre os oito cardeais brasileiros, sete atendem a esse critério, incluindo Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), nomeado em 2024 pelo papa Francisco.

Em sua biografia disponível no site da CNBB, mostra que Dom Jaime teve uma passagem por Campo Largo, onde cursou Filosofia no Instituto Filosófico São Boaventura e Teologia no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (RJ), concluindo-o no Instituto Teológico de Jerusalém, em Israel.

Ele é natural de Gaspar (SC) e foi ordenado sacerdote em 17 de novembro de 1990, em sua cidade natal. Com doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma, atuou em diversas missões da Ordem dos Frades Menores até ser nomeado bispo auxiliar de Porto Alegre em 2010, pelo Papa Bento XVI. Sua ordenação episcopal aconteceu em 5 de fevereiro de 2011, presidida por dom Lorenzo Baldisseri.

Em 18 de setembro de 2013, foi nomeado arcebispo metropolitano de Porto Alegre pelo Papa Francisco, sucedendo dom Dadeus Grings. Dom Jaime teve papel de destaque na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), integrando a Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenado e a Vida Consagrada entre 2011 e 2015, assumindo sua presidência em 2015. Entre suas contribuições, está a aprovação das novas Diretrizes para a Formação de Presbíteros, em 2018.

Em 24 de abril de 2023, Dom Jaime foi eleito presidente da CNBB para o quadriênio 2023-2027.