Há mais de 30 anos, dona Joana Barausse realiza benzimentos durante a Sexta-Feira Santa. Embora conhecida por curar principalmente a bronquite, a benzedeira conta que nestas três décadas já viu inúmeras curas e milagres, inclusive de casos com prognóstico não tão positivo pelos médicos. Para essa Sexta-Feira Santa, dia 18, ela já está se preparando em espírito de oração e a tendência é atender pelo menos 1.400 fiéis.
Para participar do benzimento, a pessoa interessada deve cortar as unhas dos pés e das mãos e mais três mechas de cabelo da região da nuca e colocar em um envelope. Neste envelope deve ser colocado o nome da pessoa, a idade e a doença. Lembre-se que para cada pessoa é necessário um envelope individual, mesmo que sejam da mesma casa e da mesma família. Dona Joana também pede uma contribuição voluntária, que será repassada para instituições de caridade assistidas por ela.
“É preciso que o corte das unhas e das mechas de cabelo sejam feitas a partir das 0h da Sexta-Feira Santa para que tenhamos resultado. Este material colhido deve ser entregue aqui na minha casa, onde teremos uma caixinha disponível até às 15h. Só iremos aceitar até este horário porque passamos o nome das pessoas para um caderno de orações, que serão feitas também pelos próximos meses”, explica dona Joana.
Em 2024, Dona Joana realizou benzimento para 1.420 pessoas, que entregaram o material colhido. Essas pessoas vieram de Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba e de lugares mais distantes também, como Ponta Grossa, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, por exemplo.
Pontualmente às 18h, Dona Joana inicia a bênção, quando pede para que todos se concentrem em oração juntamente com ela. “A oração é a chave para que a bênção seja alcançada. Não oro por essas pessoas só na Sexta-Feira Santa, mas continuo em oração depois. Recebi relatos de pessoas que em 2024 não tiveram crises de bronquite, asma, epilepsia e outros. É muito gratificante ver essa melhora, saber que as orações foram atendidas”, diz.
A casa da Dona Joana Barausse está localizada na Estrada Dom Rodrigo, nº 1.286, no bairro Itaboa. Mais informações pelo telefone (41) 3399-4692. Os atendimentos da Dona Joana Barausse acontecem de segunda-feira a sábado, das 08h às 11h e das 14h às 18h.
Doações
Dona Joana esclarece que as doações voluntárias feitas pelos fiéis são contadas, divididas e repassadas para sete instituições instaladas na região, que vão desde hospital até seminário. Neste ano serão sete instituições ajudadas com o valor arrecadado na Sexta-Feira Santa.
“Essa é uma forma de contribuir com a comunidade, abençoar outras pessoas, ajudá-las. Eu ajudo as pessoas com orações e essas pessoas que recebem as bênçãos também acabam sendo bênção na vida de outras pessoas. É uma forte corrente que formamos”, finaliza.
Geral
Dona Joana Barausse receberá material para benzimento na próxima Sexta-Feira Santa (18)