Segunda-feira às 19 de Maio de 2025 às 12:07:55
Geral

Projeto Cata Arte transforma materiais recicláveis em obras de arte sustentáveis

O Cata Arte contará com 24 encontros em cada um dos locais participantes envolvendo membros das cooperativas e associações

Projeto Cata Arte transforma materiais  recicláveis em obras de arte sustentáveis

Da reciclagem à arte, surge uma nova oportunidade para os recicladores, com projeto que alia arte, cultura, sustentabilidade e inclusão social, que vão de encontro aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O Cata Arte tem como objetivo transformar a vida das cooperativas e associações de materiais recicláveis, proporcionando novas perspectivas de renda e valorização do trabalho desses profissionais.
O lançamento aconteceu em março deste ano e a abertura oficial está marcada para o dia 09 de abril no Casarão do Parque Newton Puppi, em Campo Largo, com entrada aberta a todos os interessados, presença de autoridades, parceiros e patrocinadores. O projeto busca ampliar a conscientização sobre o reaproveitamento de resíduos e sua transformação em arte e atenderá aproximadamente 70 catadores ao longo de 2025.

Atualmente, o Brasil recicla apenas 4% das 82 milhões de toneladas de resíduos gerados anualmente, segundo a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema). No entanto, muitos dos materiais que chegam às cooperativas, apesar de não serem recicláveis, podem ser reaproveitados como matéria-prima para obras de arte.
Sob a orientação do artista plástico paranaense Toto Lopes, com mais de 16 anos de experiência na reutilização de resíduos para a produção artística, os participantes aprenderão a manusear, cortar, colar, pintar e transformar esses materiais em peças únicas de arte e decoração. “A ideia é mostrar o potencial que esses resíduos têm e incentivar os catadores a enxergar novas possibilidades no que antes era descartado”, explica Toto.
Além de capacitar os participantes, o projeto também busca agregar valor aos materiais, já que uma peça artística pode alcançar até 500% a mais de valorização em relação ao valor original do resíduo.
 
O Cata Arte contará com 24 encontros em cada um dos locais participantes envolvendo membros das cooperativas e associações, e aberto para familiares que queiram participar. Em contrapartida, o projeto Cata Arte realizará uma exposição itinerante que passará por cinco escolas públicas, incentivando crianças e jovens a compreenderem a importância da separação correta do lixo e do reaproveitamento de materiais.
O encerramento do projeto acontecerá em setembro de 2025, com uma grande exposição no City Center Outlet, onde as peças produzidas ao longo do programa serão apresentadas ao público, destacando a transformação do “lixo em luxo” e promovendo a cultura, a conscientização ambiental e social.
 
ODS
O Cata Arte está diretamente ligado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente nos seguintes aspectos:
Erradicação da pobreza: incentivo a novas formas de geração de renda para catadores e suas famílias.

Trabalho decente e crescimento econômico: promoção de políticas de desenvolvimento sustentável por meio do empreendedorismo e da inovação.
Cidades e comunidades sustentáveis: redução no impacto ambiental negativo com melhor gestão de resíduos.
Consumo e produção sustentáveis: diminuição da geração de resíduos por meio da reciclagem, reutilização e transformação em arte.

O projeto é produzido pela Toto Artes, com apoio da Ligga Telecom, Copel e Prefeitura Municipal de Campo Largo e realizado pelo Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (PROFICE), da Secretaria da Cultura do Estado do Paraná.

O Cata Arte é mais do que um projeto artístico; é um movimento de transformação cultural, social e ambiental, que dá um novo significado ao descarte de materiais e abre portas para um futuro mais sustentável e inclusivo.
 
Serviço:
Abertura oficial do projeto Cata Arte
Quando: 09 de abril, às 18h
Local: Casarão do Parque Newton Puppi – Rua da Subestação de Enologia, 1444 - Vila Bancária, Campo Largo
Entrada gratuita.