Os campo-larguenses acordaram durante a madrugada desta terça-feira (25) com forte chuva, trovões, raios e ventos.
Os campo-larguenses acordaram durante a madrugada desta terça-feira (25) com forte chuva, trovões, raios e ventos. Segundo informações da Defesa Civil de Campo Largo à Folha, o pico da tempestade na cidade foi às 4h26, quando foram registrados ventos de 56 km/h e um acumulado de chuva de até 30 mm.

Maicon Soares, diretor de Operações da Defesa Civil, conta que os bairros mais afetados pelas chuvas na cidade foram Colônia Campina e região do Jardim das Acácias, onde a incidência do vendaval foi mais forte, resultando na derrubada de árvores, e no Jardim Social, onde foram registrados alagamentos. “Tivemos o registro de atendimento a oito casas no Jardim Social e mais cinco casas na Colônia Campina. É importante frisar que a estrada via Imigrantes, sentido Araucária, está bloqueada devido a queda de árvores. Uma família ficou desalojada e está na casa de familiares”, conta.
“Não aconteceu nenhum acidente, ainda bem, e nossas equipes estão prontamente atuando justamente para evitá-los. Estamos fazendo o trabalho de manilhamento na marginal da Avenida Marcelo Puppi, para corrigir estragos no manilhamento em dois pontos da via. E também há uma equipe na Avenida do Expedicionário, corrigindo o manilhamento. Uma terceira equipe está na Campina fazendo a limpeza do local, em uma área que alagou”, informa Flávio Barszcz, secretário municipal de Obras Viárias.
Além disso, a Prefeitura também informou oficialmente que houve situações de alagamentos também nos bairros Botiatuva, Jardim Busmayer e Loteamento Helvidia.
Questionado sobre este temporal já estar no radar da Defesa Civil, Maicon comenta que a previsão era que ele acontecesse na próxima sexta-feira (21), apenas, sem um horário definido, mas que já havia alerta. “Há um aviso oficial da Defesa Civil estadual de chuvas intensas, raios e vendaval para o município, vigente até esta manhã. Sendo assim, a Prefeitura de Campo Largo, junto à Defesa Civil do município, orienta a população para atenção redobrada e, em caso de emergência, que acione o número 199 (Defesa Civil) em casos sem vítimas, ou 193 (Corpo de Bombeiros) nos casos com vítimas”, publicou e maneira oficial a Prefeitura.
Acionamento da Defesa Civil
Maicon reforça à população a necessidade de acionar à Defesa Civil em situações de desastres ambientais, como temporais, deslizamentos, alagamentos e outros. O acionamento deve acontecer por meio do telefone 199.
“Tenho sido bastante rigoroso nos protocolos de atendimento, para que ele seja efetivo e consigamos criar um programa de proteção e conscientização para a população. Sempre quando há situações de acionamentos à Defesa Civil, trabalhamos em conjunto com a secretaria competente – seja a Viação e Obras, Urbanismo ou outras – justamente para que este trabalho seja o mais completo possível. Porém, é necessário ter essa resposta da população também, que acione a Defesa Civil e possamos registrar os pontos críticos, que exigem maior atenção”, evidencia Maicon.
Atendimentos emergenciais da Cocel
A Cocel informou que o forte temporal causou diversos danos também à rede de distribuição. Durante a madrugada, 16.700 unidades consumidoras tiveram o fornecimento de energia interrompido. Parte da região central e as regiões de Bateias, Ferraria, Figueiredo, Guabiroba, Três Córregos e São Silvestre foram os locais mais afetados.
As equipes da Cocel estão trabalhando desde a madrugada para restabelecer o fornecimento de energia dos consumidores afetados e a maior parte teve o fornecimento restabelecido ainda no período. Neste momento - da publicação desta matéria - há 4.200 unidades sem energia. Ocorrências emergenciais estão sendo atendidas no Itaqui, Jardim Esmeralda, Jardim Meliane, Jardim Novo Horizonte, Bateias, no interior do município e alguns casos isolados.
A prioridade é restabelecer o fornecimento em locais onde funcionam serviços essenciais e com maior número de atingidos. A expectativa é que todas as ocorrências sejam atendidas até o final do dia, mas podem existir situações com danos de maior gravidade no interior do município que ainda não foram avaliadas.
O desligamento que estava programado para hoje, para realização de obra na Vila Bancária, foi cancelado. Todas as equipes estão trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia.
Em caso de falta de energia não programada, a Cocel solicita que a população avise por um dos canais oficiais, tendo o número da unidade consumidora em mãos. São eles: o aplicativo Cocel Mobile (gratuito, disponível para Android e iOS), ou o número de Whatsapp (41) 99123-2121, ou via ligação gratuita para 0800-7262121, ou ainda envio de SMS para (41) 99106-9146.