Segunda-feira às 14 de Julho de 2025 às 10:59:54
Geral

Show Hermeto Armorial chega a Campo Largo nesta quarta-feira (26), na Casa da Cultura

Show Hermeto Armorial chega a Campo Largo nesta quarta-feira (26), na Casa da Cultura

O compositor alagoano Hermeto Pascoal será homenageado pelo grupo curitibano Rosa Armorial no show Hermeto Armorial que chega em Campo Largo na próxima quarta-feira, dia 26, na Casa de Cultura (Rua Centenário, 2011). O show, às 20 horas, é aberto ao público em geral. A entrada é gratuita com ingresso solidário (opcional) de 1 Kg de alimento não perecível que serão a Provopar.

No palco, os seis integrantes do Rosa Armorial - Carla Zago (violino), Marcela Zanette (flautas transversais), Du Gomide (viola e violão), Bruna Buschle (Baixo elétrico), Gabriela Bruel (percussão) e Denis Mariano (bateria), com a participação especial de Alexandre Rodrigues (Pífanos), vão mostrar ao público um repertório com algumas das principais composições deste grande mestre da música.

Ao desenvolver a pesquisa em torno do universo que circunda a música armorial e sua sonoridade característica o Rosa Armorial depara-se com a premissa de que a música armorial definitivamente não está restrita a um período temporal ou mesmo geográfico e permite-se nascer e criar-se em diversos berços. A partir daí nasceu a vontade de trabalhar com as composições de Hermeto Pascoal.

 

Hermeto Pascoal

O alagoano Hermeto Pascoal, 88 anos, é um músico autodidata. Aos 10 anos aprendeu a tocar sozinho, acordeão, flauta e saxofone, entre outros instrumentos. Compositor de centenas de músicas, Hermeto é multi-instrumentista e – além dos instrumentos tradicionais (sanfona, piano, cavaquinho, flauta, bombardino, violão e mais 15 outros) – toca em objetos como panelas, bacias, chaleiras, garrafas e tudo mais que fizer um som para conduzir a sua música. Reconhecido e respeitado no mundo inteiro, já viajou por centenas de cidades nos cinco continentes se apresentando nos principais festivais de música do exterior. Recebeu diversos prêmios em sua carreira. No meio musical é chamado de Campeão ou “bruxo” dos sons.

Com uma vastíssima obra, sempre atual e rica em sonoridades brasileiras, nosso compositor escolhido passa por várias fases de composição, abordando do Jazz ao chorinho, do baião à milonga, da harmonia rebuscada e trabalhosa aos bordões e acordes singelos. O Hermeto Armorial, de forma literal, é um perfil do compositor onde o experimentalista dá lugar ao melodioso eloquente que, com maestria nata, nos brinda com frases musicais simples e incrivelmente belas, com harmonias transparentes emoldurando a idéia musical. Naturalmente brasileiro, Hermeto pinta seu torrão com cores ocres, cheias de representatividade nacional, refinadas pelo traço genial do criador inspirado.

 

Rosa Armorial

O Rosa Armorial, grupo de música instrumental brasileira, produz espetáculos e composições musicais inspirados pelo Movimento Armorial, criado em 1970 por Ariano Suassuna visando valorizar as manifestações culturais populares brasileiras. O projeto de Circulação também vai passar pelas cidades de Campo Largo, Rio Negro, São José dos Pinhais e Curitiba. Este projeto foi aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.

 

Serviço

 Hermeto Armorial - show com o grupo Rosa Armorial com a participação especial de Alexandre Rodrigues (Pífanos). No repertório, obras de Hermeto Pascoal.

Quarta-feira, dia 26 de março, às 20 horas, na Casa de Cultura (Rua Centenário, 2011). Ingressos solidário (opcional) 1 KG de alimento não perecível que serão doados a Provopar.

Classificação etária: Livre. Duração 65 min.

 

Repertório do show

Todas as obras são de autoria de Hermeto Pascoal

1.      "Santo Antônio do Vale da Ribeira"

2.      Canto Geral

3.      São Jorge

4.      Balaio

5.      Suíte Norte Sul Leste Oeste

6.      Forró da Gota

7.      Música das Nuvens e do Chão

8.      Montreux

9.      Arrasta-pé Alagoano

10.  Viva Jackson do Pandeiro

11.  Frevo em Maceió

12.  Nas Quebradas