A servidora pública municipal Elisângela da Silva, de Campo Largo (PR), não vai esquecer tão cedo do número 140. Foi o que garantiu a ela, uma das participantes com melhor desempenho no curso de capacitação do programa AMP-Itaipu 4.0, uma viagem a Foz do Iguaçu.
O passeio, que incluiu visita panorâmica à Itaipu Binacional e hospedagem com acompanhante no Mabu Thermas Grand Resort, com sistema all inclusive, foi uma forma de reconhecimento pelo esforço e dedicação dos alunos que mais se destacaram no programa. Foram sorteadas 15 viagens, com todas as despesas pagas.
Professora na escola Municipal Dona Fina, Elisângela escolheu o curso de Alfabetização e Letramento, entre as quatro opções oferecidas pelo programa. “O curso focou em uma metodologia global, onde a criança constrói o entendimento e o professor identifica e observa o aluno, vendo o que ele precisa naquele momento e sua individualidade. Acrescentou bastante”, apontou. Ela contou também que já escolheu variações do 140 para jogar na loteria. Não deu. Mas, é como dizem: o conhecimento, esse ninguém tira. E nem as memórias da viagem.
O programa AMP Itaipu 4.0 é uma iniciativa da Itaipu Binacional, da AMP e da Faculdade Pólis Civitas, que oferece cursos de capacitação profissional para servidores públicos municipais e demais interessados. São quatro áreas abarcadas pelo programa: Alfabetização e Letramento; Licitações e Contratos; Esporte e Lazer; e Autismo.
A primeira turma do programa, com 500 alunos, formou-se em 17 de dezembro de 2024.
O programa tem como objetivo fortalecer a gestão pública municipal e promover o desenvolvimento social e econômico do Paraná. O convênio entre as instituições tem vigência de dezembro de 2023 a dezembro de 2025.
Os alunos sorteados e seus acompanhantes foram recepcionados na sexta-feira (07), no Centro de Recepção de Visitantes, em Foz do Iguaçu, pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, que os parabenizou pela dedicação. “Isso mostra que o servidor público municipal do nosso Estado quer aprender cada vez mais e melhorar o atendimento à população, que tanto precisa do serviço público. Para a Itaipu, é uma missão e um prazer qualificar os servidores públicos, para que possam prestar um serviço cada vez melhor à população, resultando em política ambiental, social e qualidade de vida para todos”, explicou Verri.
O grupo participou de uma visita panorâmica à usina, onde puderam conhecer de perto o funcionamento da maior geradora de energia limpa e renovável do mundo.