O Ministério Público do Paraná, por meio das Promotorias de Justiça da capital, ajuizou ação civil pública requerendo liminarmente que integrantes de três torcidas organizadas de clubes de futebol de Curitiba sejam proibidos de ingressar em estádios pelo prazo mínimo de um ano. Além disso, manifestou-se em ação anterior referente a uma quarta torcida, com o mesmo pedido.
A iniciativa foi tomada a partir de novos eventos recentes de violência envolvendo membros dessas organizações, tanto dentro quanto fora dos estádios, especialmente após partidas do Campeonato Paranaense de Futebol envolvendo o Athletico, o Coritiba e o Paraná Clube. As torcidas citadas são Os Fanáticos e Os Palhaços – ambas do Atlhetico, Fúria Independente – do Paraná Clube, e Império Alviverde – do Coritiba. No caso desta última, ligada ao Coritiba, a manifestação na ação já existente, de 2023, requer a prorrogação por pelo menos mais um ano da proibição que vigorou até o mês passado, também em virtude de participação em episódios de violência.
Além da proibição do ingresso, sob pena de multa de R$ 100 mil, as torcidas ligadas ao Athletico e ao Paraná Clube deverão fornecer a lista completa de seus associados (o que já foi feito pela Império Alviverde em virtude da ação anterior que proibiu sua presença nos estádios até o mês passado).
Processos 0038903-80.2023.8.16.0001 e 0004776-48.2025.8.16.0001