O saldo de gols, embora negativo, foi o que salvou o Andraus Brasil, time de Campo Largo, do rebaixamento para a Série Prata do Campeonato Paranaense dos Clássicos – 2025. O Gigante da Pedreira terminou a primeira fase com 10 pontos, na 10ª posição, sem conquistar uma vaga para a segunda fase, o mata-mata.
Na tabela, o saldo de gols de -10 foi crucial para evitar o rebaixamento. O Rio Branco, com saldo de -11, disputará a Série Prata, juntamente com o Paraná Clube, em 2026.
Última partida no campeonato
Como não se classificou para a próxima fase, o Andraus Brasil disputou seu último jogo no sábado (15), no Estádio Atílio Gionédis, em Campo Largo, contra o São Joseense, que venceu por 3x1.
O jogo começou tenso e muito equilibrado. A primeira boa oportunidade foi do São Joseense, aos 8 minutos, quando Calazans recebeu de Dirceu e cabeceou para fora, na rede do lado de fora do gol.
O time visitante seguiu com mais volume no ataque e, aos 15 minutos, Felipe Vieira exigiu uma grande defesa de Valsir, que defendeu uma finalização de fora da área.
Aos 30’, o goleiro precisou salvar o Andraus novamente, saindo nos pés de Calazans, que ficou cara a cara com ele.
Aos 42’, Maranhão apareceu sozinho na pequena área, mas não conseguiu direcionar o cabeceio, e a bola saiu.
Com a superioridade do São Joseense, que pressionava em busca do primeiro gol, o jogo terminou empatado no intervalo.
Na segunda etapa, o cenário mudou. Mesmo sem ter finalizado nenhuma vez ao gol até então, o Andraus chegou com perigo aos 6 minutos e foi certeiro. Em lance pelo lado esquerdo, Henríquez cortou contra o próprio gol, a bola bateu no travessão, e Julio marcou na sobra: 1x0.
No entanto, o São Joseense não sentiu o gol sofrido e buscou o empate imediatamente. Aos 8 minutos, após cobrança de escanteio, Dirceu finalizou de primeira, tirando do goleiro: 1x1.
Empolgado pelo empate, o Lobo virou o jogo. Aos 12’, Miguel recebeu um cruzamento alto e cabeceou, encobrindo o goleiro: 2x1, virada no Atílio Gionédis.
Apesar da vantagem no placar, o São Joseense não recuou e foi em busca do terceiro gol. Aos 28’, Thomaz soltou uma bomba de dentro da área, obrigando uma ótima intervenção de Valsir, que defendeu de mão trocada.
Aos 36’, o Lobo foi recompensado. Em cobrança de escanteio, Miguel finalizou de primeira no canto e fez seu segundo gol no jogo. O placar final ficou em 3x1.
Classificação
Classificaram-se para a próxima fase os times: Operário, Athletico Paranaense, Coritiba, Londrina, Cianorte, Maringá, Azuriz e São Joseense. Também irão disputar o Campeonato Paranaense em 2026 o FC Cascavel e o Andraus Brasil. Foram rebaixados Rio Branco e Paraná Clube.
A definição dos times que subirão para a primeira divisão do Campeonato Paranaense do próximo ano acontecerá no Campeonato Paranaense de Futebol – Segunda Divisão, que iniciará no dia 12 de abril e se encerrará em 20 de julho.
Foto: Junior Vilarinho / São Joseense