Sexta-feira às 09 de Maio de 2025 às 08:17:07
Geral

Campo Largo recebe estudo que contribui para gestão territorial e prevenção de desastres

Campo Largo recebe estudo que contribui para gestão territorial e prevenção de desastres

O município de Campo Largo recebeu um importante instrumento que apoia políticas de gestão territorial e prevenção de desastres: a Carta de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundação. Esse documento foi publicado, em janeiro, pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) e é previsto no Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais.

As Cartas de Suscetibilidade são consideradas estratégicas para a gestão de riscos e prevenção de desastres, pois permitem identificar áreas com maior probabilidade de eventos geo-hidrológicos, como deslizamentos, corridas de massa, inundações e enxurradas. A análise é realizada em todo o território, inclusive nas áreas não urbanizadas, onde não há edificações com presença humana.

 Somente em janeiro de 2025, foram publicadas cinco novas cartas de suscetibilidade, contemplando também municípios de Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Com isso, o número total de cidades que já receberam esse mapeamento chega a 699, beneficiando aproximadamente 112 milhões de pessoas em todo o país.

 

Como é feito o levantamento?

A produção das cartas de suscetibilidade ocorre em três etapas. Na primeira, fase pré-campo, são elaborados mapas de relevo e modelagens para identificar áreas de risco. Na segunda, trabalho de campo, a equipe técnica percorre o município para validar os modelos e registrar dados por meio de fotografias e observações diretas. Por fim, na etapa pós-campo, as informações são analisadas e consolidadas, resultando na publicação das cartas, que ficam disponíveis ao público.