Em entrevista à Folha de Campo Largo, o novo presidente da Companhia Campolarguense de Energia (Cocel), Rafael Rogiski, destacou o trabalho que está sendo realizado na Unidade de Pronto Atendimento do município, ainda neste primeiro semestre, que é a colocação de placas solares para que o prédio seja autossuficiente em energia elétrica.
“O investimento que será feito neste projeto está em torno de R$ 550 mil, sendo este um grande benefício para o Município e para a Secretaria de Saúde, por muitos anos. Se eles produzirem uma quantidade excedente de energia, essa energia poderá inclusive ser repassada para outro equipamento público. A nossa ideia é que, no futuro e dentro do possível, todos os equipamentos públicos sejam autossustentáveis no sentido de energia elétrica.”
Ele relembra que no ano passado foram cinco escolas municipais que receberam placas solares e toda a instalação para início do funcionamento. Além disso, em todas as escolas municipais aconteceram as trocas de lâmpadas comuns por lâmpadas de LED, oferecendo uma melhoria para a iluminação ambiente e mais economia. “A Vila Olímpica também recebeu placas solares, que mantêm inclusive o aquecimento da piscina.
Com a UPA serão sete equipamentos público autossustentáveis em energia. É importante ressaltar que o investimento é feito a partir de um estudo, que leva em consideração o gasto mensal para a manutenção dos equipamentos utilizados, que ficam ligados 24 horas, todos os dias da semana, no caso da UPA, e também o tamanho do prédio”, finaliza.