“Nosso maior objetivo e desafio é que 2025 seja um ano de crescimento e muita representatividade para os nossos associados”, afirma Vinicius Spack, novo presidente da Associação Comercial e Empresarial de Campo Largo (Acicla), ao ser questionado sobre qual é a visão da instituição para este ano.
Vinicius assumiu oficialmente a presidência da Acicla em abril de 2024, após o pedido de licença do advogado e ex-presidente Pedro Parolin Teixeira. Em seu primeiro período à frente da entidade, o presidente destaca que foi uma fase intensa, mas enriquecedora. “Foram oito meses de muito trabalho, em um momento desafiador, mas que me prepararam melhor para esses próximos dois anos. Estive mais próximo dos empresários e da equipe, especialmente durante a celebração dos 80 anos da Acicla, o relançamento da campanha ‘Sábado +’, Semana Empresarial, continuidade projeto Jovem Empreendedor nas escolas, a campanha eleitoral, retomada do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (Comude) e a campanha de Natal. Foi um ano intenso, mas com muitos feedbacks positivos”, afirma Vinicius.
A Acicla segue com um trabalho contínuo nos principais segmentos da entidade, como os de Comércio, Indústria, Serviços e MEI, além do andamento de projetos na Acicla Mulher e Acicla Jovem. “A Acicla é uma construção conjunta, com resultados que refletem as gestões anteriores e também preparam o caminho para as próximas. A colaboração de nossos associados, membros da diretoria e ex-presidentes em cada decisão, projeto e evento faz com que o trabalho seja sempre inclusivo, alinhado com a realidade e, principalmente, produtivo”, destaca o presidente.
Com 1.200 associados, a Acicla se consolida como uma das entidades de maior market share no Paraná. No entanto, Vinicius enfatiza que o crescimento da associação deve ser feito de forma sustentável. “Queremos expandir nossa base de associados, mas, antes disso, queremos garantir que nossos serviços sejam bem estruturados para proporcionar um atendimento efetivo, conhecendo cada associado, seus desafios e sempre promovendo o networking entre eles. Não se trata apenas de números, mas de um trabalho sólido e de qualidade”, explica.
Acicla segue apartidária
Vinicius também destaca o compromisso da Acicla com sua posição apartidária, um fato que se perpetua ao longo destes 80 anos de associação. “Nossa missão é representar os nossos associados nas demandas da cidade, sem envolvimento político. Estamos abertos a levar os questionamentos e críticas ao Poder Público, pois nossa principal prioridade é a representação do setor empresarial de forma transparente e apartidária também frente a estas situações”, ressalta o presidente.
Entre as conquistas de 2024, Vinicius menciona a reabertura do Comude, que, após uma transformação histórica, passou a ser um órgão consultivo e deliberativo. “A Acicla tem orgulho de ser uma das instituições ativas no Comude. Agradecemos a todos os envolvidos e ao ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Juarez Butture, que abraçou a ideia da reativação. A participação nesse processo é um marco importante para nós”, comemora.
Para 2025, o presidente da Acicla adianta que o ano será de muito trabalho em prol dos associados e da população de Campo Largo. “Nosso compromisso com o crescimento, a representatividade e o fortalecimento do setor empresarial continuarão firme. O associado vai poder contar com novos produtos e serviços, suporte estratégico, capacitação e parcerias. 2025 será um ano de muitos desafios, mas com grandes oportunidades para a nossa cidade e nossos associados”, conclui Vinicius.