Sexta-feira às 09 de Maio de 2025 às 09:00:24
Geral

Diferença de preço de mercadorias entre a prateleira e o caixa deve ser denunciada ao Procon

Diferença de preço de mercadorias entre a prateleira e o caixa deve ser denunciada ao Procon

Com os crescentes preços dos produtos, o consumidor acabou ficando ainda mais atento aos valores na hora de escolher o que vai levar. Entretanto, essa atenção também deve estar presente na hora de passar as compras pelo caixa e efetuar o pagamento. Leitores da Folha falam sobre estabelecimentos em que o erro vem sendo notado, onde o produto tem um preço na prateleira e outro na hora de pagar no caixa.
“Já cheguei a pegar diferença de cinco reais na hora que passei os produtos no caixa. É complicado, porque quando é uma compra menor, a gente até consegue ter uma ideia de valores a serem pagos, mas quando estamos passando uma compra maior, precisando colocar tudo nas sacolas, muita coisa passa despercebida. Fico pensando também nos clientes que muitas vezes nem se dão conta de que o valor é mais alto no caixa do que na prateleira e acabam sendo lesados”, explica uma consumidora, que disse reclamar até quando a diferença é pouca. “Eles devem cumprir o valor anunciado, independente de ser cinco reais ou cinco centavos, é sempre dinheiro.”
Dra. Priscila Bassani, diretora do Procon de Campo Largo, ressalta que essa prática é um crime e deve ser denunciada ao órgão. “Nós recebemos várias reclamações desta natureza, e via de regra são supermercados. O consumidor pode ir pessoalmente no Procon para registrar a denúncia ou enviar pelo WhatsApp. Nós precisamos de fotos do valor do produto na gôndola e também do que foi passado na nota fiscal. É importante que esteja visível, que identifique bem o produto – sabor, gramatura, fragrância e o nome do estabelecimento.”
A diretora comenta que também há situações que a pessoa vê que o preço está errado no caixa e tira foto da tela do caixa para comprovar, sem levar o produto, mas oferece a denúncia mesmo assim. “Nós fazemos, sim, a fiscalização. As multas são muito altas, tem processos no Procon de supermercados que já foram multados por descumprimento de oferta”, acrescenta. O Procon está localizado na Rua Rui Barbosa, 1407. Telefone e WhatsApp: (41) 3291-5151. Horário de Atendimento: 08h às 12h e 13h às 17h.