Quarta-feira às 18 de Dezembro de 2024 às 07:33:43
Geral

Campo-larguenses pedem providências para melhorias em infraestrutura em ruas de diversos bairros da cidade

Nesta semana, cidadãos de vários bairros de Campo Largo entraram em contato com a Redação da Folha de Campo Largo para apontar a necessidade de melhoria de infraestrutura em diversos pontos da cidade.

 

Campo-larguenses pedem providências para melhorias em infraestrutura em ruas de diversos bairros da cidade

Rua Theodoro Augustyn

Os comerciantes da Rua Theodoro Augustyn entraram em contato para falar sobre os transtornos das obras na rua, inclusive com prejuízos financeiros causa das mudanças no estacionamento e redução na largura da via. 

A responsável por um estabelecimento explicou que todos os estacionamentos em frente aos comércios foram fechados, sem alternativa para os clientes estacionarem. Com o estacionamento permitido apenas de um lado da rua, segundo ela não será suficiente para atender à demanda. Inclusive disse que clientes têm desistido de frequentar os estabelecimentos devido à falta de vagas nos horários de pico, o que já está resultando em perda de vendas.

Acrescentou que a rua foi estreitada, o que tem dificultado o fluxo de veículos, especialmente os de grande porte, em uma via de alto movimento, principalmente nos horários de pico. Isso fez com que as entregas sejam prejudicadas, já que os caminhões não têm mais local apropriado para estacionar.

Disse ainda que não houve consulta prévia ou estudo para identificar as necessidades dos moradores e comerciantes antes de iniciar o projeto. “Acredito que um projeto dessa proporção seria importante ter uma conversa com comunidade para garantir que ele atenderá à realidade local. Após as recentes chuvas, quase entrou água em nossa loja, algo que nunca havia acontecido antes das obras. Já tentamos dialogar com os responsáveis que às vezes aparecem por aqui, mas somos ignorados.”

Sobre a situação, a Prefeitura respondeu: “A revitalização da Rua Teodoro Augustyn está em andamento, contemplando os seguintes serviços: drenagem, instalação de meio-fio, alargamento de áreas para estacionamento, construção de calçadas, paisagismo, reperfilamento, pavimentação em CBUQ e implantação de sinalização vertical e horizontal. Essa obra tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos usuários da via, além de proporcionar mais conforto e segurança para moradores e comerciantes da região.

No passado, a rua não contava com estacionamentos regulamentados ao longo de sua extensão, o que levava os veículos a ocuparem calçadas e recuos obrigatórios, estacionando de forma perpendicular à via. Essa situação representava um risco significativo à segurança dos pedestres. Com a execução da obra, estão sendo implantados pontos de alargamento para estacionamentos paralelos ao meio-fio e à sarjeta, devidamente regulamentados e demarcados, garantindo mais organização e segurança para todos”.

 

Rua Lúcio Antônio Umbelino – Jardim Itaqui

Leitora relata que mais uma vez a rua da casa dela, que é a Lúcio Antônio Umbelino, foi inundada devido às fortes chuvas dos últimos dias, inclusive com grande parte da água parando em seu terreno. Segundo ela, a rua chegou a ser asfaltada, porém, não recebeu a infraestrutura correta, visto que não possui drenagem adequada para escoar a água, como manilhamento ou bueiros em sua extensão, o que provoca esse acúmulo de água nos terrenos e na rua. “Quando a chuva chega, a situação fica insustentável, porque eu não consigo sair da minha própria casa. Comprei aqui há dois anos e meio, se soubesse não teria comprado. A Prefeitura não poderia liberar a construção dessas casas, como morar em uma casa onde não conseguimos entrar? Precisamos de uma drenagem urgente nessa rua.” 

A Prefeitura respondeu que verificará in loco. 

Rua Itália – Francisco Gorski

Moradora da Rua Itália questiona quando será possível realizar asfalto na Rua Itália, no bairro Francisco Gorski. Segundo ela, após as chuvas intensas, buracos grandes se abriram e fica difícil transitar com segurança no local, principalmente pela presença de pedras. “Eles passam com a máquina, mas não resolve nada, pois na próxima chuva os buracos se abrem novamente. Precisamos muito de asfalto aqui na Rua Itália, pois é uma das poucas ruas que não fizeram asfalto. Eu cai de moto esses tempos por conta dos buracos e quebrou meu retrovisor e amassou a moto. Está precária a situação”, pontua. 

A Prefeitura disse que não há previsão de asfalto e que na Rua Nigéria está realizando manilhamento para o asfalto.

 

Rua Vereador Constante Pangracio

Jardim Social/Rivabem

A moradora da Rua Vereador Constante Pangracio, divisa entre os bairros Jardim Social e Rivabem, comenta que a rua não tem asfalto e se não chove faz muito pó, porém, quando chove, tem muito barro. “A sensação que dá é que estamos esquecidos. Nem a máquina passa por aqui para melhorar um pouco a situação. Meu filho precisa pegar van escolar e eu tenho que levar ele até a rua principal, porque a van não desce até essa rua para buscá-lo”, conta. 

Acrescenta que há pouco mais de um ano os moradores tiveram uma reunião com o prefeito na casa de um vizinho, quando foi falado sobre o asfalto. “Nós conseguimos a água e luz, mas a rua está sem condições. Nós compramos um caminhão de pó de pedra para melhorar um pouco a entrada da nossa casa, porque nem o nosso carro estava saindo da garagem mais. Um buraco abriu na rua, próximo da minha casa; nosso medo é que caia um carro ou até uma pessoa ali dentro”, conclui. 

A Prefeitura respondeu que não há previsão de asfalto.