Quarta-feira às 18 de Dezembro de 2024 às 12:44:49
Geral

Projeto do Colégio Sagrada Família vence pela sétima vez o Concurso Estadual de Vídeos Contra as Drogas

Projeto do Colégio Sagrada Família vence pela sétima vez o Concurso Estadual de Vídeos Contra as Drogas

O trabalho “Recomeçar é fácil quando estamos juntos”, desenvolvido por alunos do Colégio Estadual Sagrada Família, de Campo Largo, foi o vencedor da 8ª edição do Concurso Estadual de Vídeos Contra as Drogas. Nesta edição, participaram 33 vídeos de 21 escolas públicas de 17 municípios. O concurso é promovido pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP), por meio do Centro Estadual de Políticas Contra as Drogas (CEPSD). 

Este é o sétimo prêmio conquistado pelo colégio no concurso, realizado anualmente com o objetivo de conscientizar os jovens sobre a prevenção ao consumo de drogas e seus impactos negativos. Estudantes matriculados no Ensino Médio criam vídeos de 50 a 60 segundos seguindo as orientações do edital para participar da competição. 

Em entrevista à Folha, a professora orientadora do projeto, Clarice Foster Cordeiro, destacou a relevância do reconhecimento. “No ano passado, quando vencemos, tivemos a oportunidade de participar do evento de premiação, onde fomos homenageados pela criação do conteúdo. É uma experiência que impacta a sociedade, já que esses vídeos são exibidos em salas de cinema. Mais uma vez, nos sentimos honrados com a conquista, que reforça que estamos no caminho certo e que nossos alunos estão comprometidos em fazer o melhor para compartilhar essa mensagem com a comunidade”, afirmou. 

O diferencial deste ano foi a inclusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no início do vídeo, apresentado por uma estudante com deficiência auditiva que participou do projeto com entusiasmo. “O vídeo aborda não apenas a dependência, mas também como o uso de drogas afeta outras pessoas próximas. Foi uma abordagem pontual e muito original”, complementou a professora. 

Todas as equipes vencedoras receberam certificado, e a premiação para o primeiro lugar inclui a exibição do vídeo em todas as salas de cinema do Paraná durante a campanha “Junho Paraná Sem Drogas” em 2025. 

 

Sobre o Vídeo e a Banca Avaliadora 

O vídeo vencedor foi desenvolvido pelas alunas Ana Carolina Bormann Ferreira, Fernanda Mussiol, Geovana Rulka da Silva, Letícia da Silva Tizot e Nayane Aparecida de Paula, sob orientação da professora Clarice Foster Cordeiro e direção da Irmã Lúcia Staron. O conteúdo aborda a recuperação e superação da dependência, destacando o tratamento médico e o papel essencial da família e dos grupos de apoio. 

A banca avaliadora contou com a participação do coordenador do CEPSD, delegado Renato Figueroa; da representante da Secretaria Estadual da Educação, Walquiria Onete Gomes; do conselheiro da OAB/PR no Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas (Conesd), Luiz Carlos Hauer; do coordenador estadual da Juventude da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família, Silberto Cardoso; da chefe de gabinete do deputado estadual Gilson de Souza, Raquel Cavalheiro; e da vereadora eleita Rafaela Lupion.