Segunda-feira às 14 de Julho de 2025 às 12:57:42
Geral

Educação Municipal encerra o ano letivo de 2024 com importantes conquistas e metas para 2025

Educação Municipal encerra o ano letivo de 2024 com importantes conquistas e metas para 2025

O ano letivo da Rede Municipal de Ensino de Campo Largo chega ao fim nesta sexta-feira (13), com um balanço positivo para os 14.356 estudantes matriculados. Diversos projetos foram realizados ao longo de 2024 e, segundo avaliação da Secretaria Municipal de Educação, trouxeram resultados significativos.

“Nós encerramos o ano com resultados muito positivos, tanto no envolvimento dos profissionais e das famílias quanto na assessoria pedagógica realizada pela Secretaria. Trabalhamos para elevar a fluência e a alfabetização, além de alcançar resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O IDEB de Campo Largo alcançou um patamar favorável, com média de 6,9, ocupando o terceiro lugar no Paraná. Esse avanço é significativo, especialmente após a pandemia e todo o esforço para a recomposição da aprendizagem. Nosso trabalho é reconhecido no Paraná e no Brasil, transformando e valorizando o ser humano por meio da educação”, ressalta Dorotea Stocco, secretária municipal de Educação.

Neste ano, foram transportados diariamente 7.436 alunos, com oferta de 265 horas-aula no Ensino Fundamental, 135 horas na Educação Infantil e 228 horas no Ensino Especial de formação continuada.

Em junho, foi entregue a Escola Municipal Anderson Paulart Junior, um marco para a cidade devido à sua estrutura e capacidade. “Já fizemos as matrículas e a escola está lotada. Ela funcionará em jornada ampliada, ou seja, período integral, com início em fevereiro, oferecendo contraturno às famílias que desejarem,” afirma a secretária.

Além da Anderson Paulart Junior, as escolas Pedro Kaminski, O Ateneu, Luiz Rivabem e São Pedro também funcionarão em jornada ampliada em 2025. Outras já oferecem esse formato, como Monsenhor Ivo Zanlorenzi, Policarpo Miranda, José Alexandre Sávio, 15 de Outubro e Vereador José Andreassa.

No interior do município, foi inaugurada a Escola Municipal Especial Professora Doraci, em Três Córregos. Terrenos foram adquiridos para a Escola Municipal João Santana, no Campo do Meio, e para a antiga Fortez, na Vila Operária, ambos em fase de projeto. O espaço na Avenida Natal Pigatto será destinado à Secretaria Municipal de Educação.

“O município de Campo Largo é o que mais ofertou vagas na Educação Infantil e continuará com novas oportunidades de jornada ampliada em 2025,” completa. A entrega completa de uniformes escolares e materiais escolares será novamente realizada no próximo ano.

 

Projetos desenvolvidos ao longo do ano

Além do currículo escolar trabalhado ao longo do ano, a Educação também teve a oportunidade de desenvolver projetos como o Educa Trânsito, voltado para os estudantes dos 2º anos do Ensino Fundamental I, tendo atendido 1.747 crianças e realizado visitação à pista de trânsito com 77 turmas.  atendidas com visitação à pista de Trânsito.

Outro projeto desenvolvido ao longo do ano foi o PROERD, trabalhado com as turmas de 5º ano, em 22 instituições, totalizando 898 estudantes atendidos, em dois, com dois instrutores, sendo eles a policial Eliane Fernandes e o policial Rodrigo Serafim.

A Secretaria também realizou o trabalho junto ao Ministério Público do Trabalho, em favor da erradicação do trabalho infantil, com as turmas de 4º ano, onde participaram 1.714 estudantes atendidos. Desenvolveu também o projeto JEEP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos, com 67 professores novos com formação inicial; totalizando 4164 estudantes envolvidos.

Na questão de idiomas, trabalhou por meio do IFCanto Kids, em uma parceria com o Instituto Federal do Paraná – Campus Campo Largo/IFKids, trabalhando canções para gostar de Inglês, tendo sido atendida a Escola Municipal José Alexandre Sávio, nas turmas de 4º e 5º anos, com 80 estudantes atendidos no total. Proporcionou também as aulas de Italiano para três polos, sendo eles nas Escolas Municipais Madalena Portella, O Ateneu e Primeiro de Maio, com 40 estudantes atendidos.

Junto do Sicredi, trabalhou no projeto “União faz a Vida” em 21 Centros de Educação Infantil, com 200 crianças atendidas e 22 professores capacitados. Os estudantes dos 3º Anos também realizaram visitação ao gabinete, onde 1.797 crianças foram atendidas.

 

Formação continuada

Adriane Carneiro Ferreira, diretora do Departamento Técnico Pedagógico, destaca a importância da formação continuada desenvolvida pela pasta ao longo do período escolar. “Em 2024, tivemos diversas oportunidades de cursos, formações e imersões que contribuíram para a formação continuada dos profissionais da Educação. O calendário anual, estruturado de forma organizada, permitiu garantir a participação e o aperfeiçoamento desses profissionais, resultando em uma atuação qualitativa e nos colocando na terceira posição no IDEB no Paraná.”

 

Calendário Letivo de 2025

O calendário letivo já foi disponibilizado pela Secretaria Municipal de Educação. As aulas retornarão no dia 5 de fevereiro, com recesso escolar em julho, previsto para começar no dia 9 e retornar no dia 28. O ano letivo terminará em 17 de dezembro, totalizando 200 dias letivos.

 

Eleição dos Diretores

Em novembro, foram realizadas as eleições em 62 instituições de ensino. A posse ocorrerá no dia 17 de dezembro, com início das atividades em 2025. Segundo a Secretaria de Educação, as diretoras eleitas passaram por curso específico, prova aplicada pela pasta e a eleição ou indicação da Secretaria. A listagem completa com os nomes das instituições e dos diretores está disponível na sequência: