A Defesa Civil do Paraná conta com uma nova ferramenta para comunicar a população em casos de eventos extremos. Desde esta quarta-feira (04), o estado tem autonomia para emitir alertas por meio do sistema nacional Cell Broadcast, desenvolvido pela Defesa Civil Nacional. Assim como outros estados do Sul e Sudeste, o Paraná utilizará antenas de telefonia celular para enviar mensagens diretamente às telas dos aparelhos dentro da área definida, sem necessidade de cadastro prévio.
O sistema emite alertas gratuitos, com texto e aviso sonoro, que interrompem qualquer conteúdo na tela do celular, inclusive no modo silencioso, conforme informações do Governo Federal. As mensagens são direcionadas a pessoas em áreas de risco com cobertura de rede 4G ou 5G.
O chefe do Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cegerd), capitão Anderson Gomes, destaca o curto tempo entre a emissão na central e o recebimento da informação. “Os outros recursos que utilizamos, como SMS, levam mais tempo porque dependem de uma espécie de fila nas operadoras. Na categoria do Defesa Civil Alerta a mensagem tem prioridade absoluta e é enviada imediatamente”, afirma.
“Esta ferramenta vem somar esforços no sentido de avisar o maior número de pessoas de uma crise numa região. Quando definimos um polígono no mapa, todos que estiverem naquele local vão sentir o telefone vibrar, fazer barulho, independentemente de estarem só de passagem”, informa.
Em agosto deste ano, 11 municípios, entre eles Morretes e União da Vitória, participaram do evento teste do alerta. Moradores e turistas receberam o comunicado de maneira compulsória. A tecnologia utiliza a geolocalização do usuário como referência dentro do perímetro selecionado pelo Cegerd. O recurso poderá ser utilizado em casos de inundações severas, riscos de deslizamentos de terra e outras situações nas quais a população precisa se mobilizar num curto período.
"O Defesa Civil Alerta é mais uma ferramenta de comunicação com pessoas que estejam num local com risco iminente de desastre. Antes deste estágio, outros contatos, via mensagens de SMS e WhatsApp, podem ser emitidos. Não espere a situação se agravar para tomar uma atitude, sempre que houver grande acúmulo de água acompanhe os nossos avisos e procure permanecer em local seguro, especialmente se estiver numa região onde há registro de outros incidentes”, destaca o capitão Marcos Vidal, também da Defesa Civil.
Os canais de comunicação já em uso pela Defesa Civil são o WhatsApp, SMS, Telegram e as TVs por assinatura. No site da Defesa Civil há dicas sobre como agir em diferentes situações de perigo.