A Prefeitura de Campo Largo alerta para um novo golpe que está sendo aplicado e que tem como alvo empresas do município. Nesta semana uma empresa de grande porte apresentou, na sede do Governo Municipal, um e-mail recebido que, supostamente, foi enviado pelo “Departamento de Licenciamento Urbano e Obras” - um departamento que não existe na estrutura atual.
O conteúdo do e-mail avisa que a empresa seria “notificada em virtude de uma possível irregularidade no alvará de funcionamento”, e a mensagem ainda contém um link para fazer um download da notificação. O e-mail está assinado por Claudio Fagundes Guimarães, gestor de Licenciamento e Fiscalização, e a estruturação da mensagem formal pode induzir ao erro.
Porém, nada do conteúdo é verdadeiro, nem condiz com os processos internos atuais da Prefeitura de Campo Largo. A começar pelo nome do suposto gestor que assina, pois não consta no sistema de Recursos Humanos nenhum servidor ativo ou inativo com esse nome. Também o departamento nomeado não existe, já que dentro do organograma da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano há apenas a Divisão de Fiscalização, Edificação e Obras.
O falso texto também mistura competências, uma vez que a análise e emissão dos Alvarás de Funcionamento, bem como o cadastramento de inscrição municipal, são atribuições da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, via Divisão de Emissão de Alvará e Cadastramento. Já a Secretaria Municipal da Fazenda, pelo Departamento de Rendas Mobiliárias, tem a atribuição de realizar os lançamentos das taxas. A equipe esclarece que, no caso de notificações, elas são enviadas pelos Correios com Aviso de Recebimento (AR), um serviço adicional que permite comprovar a entrega ao destinatário, ou entregues pessoalmente, ou ainda publicadas em Edital no Diário Oficial do município.
“Nunca a pasta faz o envio de link para os cidadãos. E, apenas quando já em contato conosco e solicitado, enviamos e-mails para ciência, de forma a complementar as outras formas de notificação, com o intuito apenas de comunicação. Nessas oportunidades mandamos em anexo o documento de notificação assinado, bem como a explicação de como a empresa ou cidadão pode verificar a veracidade e assinatura do documento, logado no sistema do portal da Prefeitura”, explica Thiago Murilo Rossa, diretor do Departamento de Rendas Mobiliárias da Secretaria da Fazenda.
Já no caso das fiscalizações de obras as notificações são atribuições da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. Katiuscia do Nascimento, diretora da pasta, esclarece que a equipe não envia notificações por e-mail e sim as realiza in loco, ou seja, pessoalmente. Tampouco a pasta envia arquivos para download.
Importante
A primeira coisa que os empresários locais precisam verificar é o endereço de e-mail do remetente. Os e-mails do sistema utilizado pela Prefeitura Municipal devem finalizar com “@campolargo.pr.gov.br”, e o que for diferente disso é oriundo de outro sistema. Também não clique em link suspeito para baixar o arquivo. No caso desses e-mails pode não ser seguro e causar danos, servindo como porta de entrada de vírus no computador ou celular utilizado para acesso.
A Prefeitura de Campo Largo pede muito cuidado ao receber algum e-mail dessa natureza. A orientação é comunicar o recebimento imediatamente ao Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), pessoalmente ou no telefone (41) 3291-5135.
SERVIÇO:
Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC)
Prefeitura de Campo Largo - entrada do Centro Administrativo
Fone: (41) 3291-5135
Horário: 8h às 12h e 13h às 17h
Endereço: Avenida Padre Natal Pigatto, 925, Centro