No dia 16 de outubro a Colônia Figueiredo, localizada no município de Campo Largo, recebeu o Encontro de Produtores de Morango e Frutas Vermelhas. O evento contou com a participação de mais de 50 pessoas, entre agricultores, engenheiros agrônomos e estudantes de Agroecologia e Agronomia.
Esta edição do encontro aconteceu na propriedade da família de Osvaldo e Rita Kmiecik, devido o desenvolvimento da atividade por eles há oito anos, com muita qualidade e sempre buscando informações e cursos.
“Receber o primeiro encontro em nossa propriedade foi ótimo,” afirmou Rita Kmiecik. “Saber sobre novas formas de controle de pragas, inclusive usando os insetos do ‘bem’, que ajudam a controlar os que atacam os frutos. A troca de experiência entre técnicos e agricultores foi muito rica.”
Suporte - O evento contou com as informações atualizadas de uma das maiores especialistas no manejo de pragas e controle biológico no morango do país, a professora Dra. Maria Aparecida Cassilha Zawadneak, da Universidade Federal do Paraná.
Relatos de pesquisas realizadas no laboratório da professora chegaram em primeira mão para os participantes e depois todos colocaram a “mão na massa” para procurar as pragas e fazer a identificação correta de vários organismos benéficos, que são insetos predadores dos insetos pragas.
O encontro de produtores faz parte do Programa de Inovação na Agricultura desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (SMAP), que busca por meio de visitas técnicas a montagem de unidades de referência, a realização de palestras e cursos, e a profissionalização dos agricultores, posicionando-os assim na vanguarda da região metropolitana.
A presença da SMAP e Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) foi de grande importância, pois vendo suas dificuldades, poderão auxiliar para melhorar a produção. Segundo Carlos Alberto Sávio de Camargo, diretor de Agricultura e Pecuária da SMAP, e Médico Veterinário, encontros como este possibilitam perceber a realidade enfrentada pelo produtor rural. “A presença da Professora Dra. Maria Aparecida Cassilha Zawadneak possibilitou aos produtores o conhecimento sobre as principais doenças que afetam a produção de morangos, inclusive mostrando certas pragas, e ensinando como evitá-las, ou seja, um benefício maravilhoso para os produtores presentes,” finalizou.
Já o técnico do IDR-Paraná, Vanderlei Perez, destacou que estar junto aos produtores e levar o conhecimento é dar possibilidades de melhoria na qualidade de vida e contempla a missão institucional do órgão.
Aperfeiçoamento
Durante o encontro foram apresentados os diversos cursos de formação profissional relacionados ao cultivo de morango e frutas vermelhas através do Sindicato Rural e SENAR-PR. São cursos gratuitos e que podem ser realizados diretamente nas propriedades e/ou nos salões comunitários das diferentes localidades rurais. São eles:
Cultivo de morango em substrato;
Manejo Integrado de Pragas no morango;
Manejo Integrado de Doenças no morango.
Há também um programa pioneiro no estado chamado AteG (Assistência Técnica e Gerencial), que durante 24 meses atenderá 30 propriedades selecionadas que cultivam morango e hortaliças, ou apenas morango.
Para mais informações sobre os cursos, entre em contato com o Sindicato Rural, pelo telefone (41) 9 9288-1938.