Sabado às 21 de Setembro de 2024 às 12:18:22
Geral

Educação municipal celebra resultados do IDEB com entrega de certificados na Casa da Cultura

O evento foi realizado na Casa da Cultura e contou com a participação de diretores das escolas, equipe da Secretaria Municipal de Educação, a secretária municipal de Educação

Educação municipal celebra resultados do IDEB com entrega de certificados na Casa da Cultura

Foi realizada na última quinta-feira (12) a premiação e celebração da conquista do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), ao qual Campo Largo alcançou a nota 6,9 em 2023.
O evento foi realizado no início da noite na Casa da Cultura e contou com a participação de diretores das escolas municipais, equipe da Secretaria Municipal de Educação, a secretária municipal de Educação Dorotéa Stoco, representantes do Instituto Casagrande, do professor Robson Lima, palestrante da noite, Lucas Seika, da Editora Aprender, do promotor de Justiça da terceira promotoria, Rodrigo Baptista Braziliano, e da primeira dama, Alaina Baroni Rivabem.

Conforme informações da Secretaria, o índice é calculado a partir de dois componentes, que são a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho em Língua Portuguesa e Matemática nos exames aplicados pelo Inep/MEC na prova SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica.

“Campo Largo vinha atingindo suas metas, estando sempre entre os melhores municípios da Região Metropolitana. Em 2021, tivemos uma queda no nosso indicador. No entanto, unimos forças, trabalhamos com afinco, coragem e foco, e hoje comemoramos o grande avanço que conquistamos, superando o indicador Nacional, Estadual e da RMC, ficando na 18ª colocação entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. É um orgulho, fruto do trabalho árduo de todos os profissionais da educação”, ressaltou a secretária durante o evento.

Todas as escolas foram premiadas durante o evento, e algumas foram destaque pelos maiores avanços no Saeb – Proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, comparando as provas de 2021 e 2023: Escola Municipal João Santana - IDEB 2023 6,2, aumentou 1,0 ponto entre as edições sendo a escola com o terceiro maior avanço em Língua Portuguesa; Escola Municipal Profª Almede Baridotti Galdino - IDEB 2023 6,1, aumentou  1,1 pontos entre as edições e ainda se destacou pelo terceiro maior avanço em Matemática; Escola Municipal 15 de Outubro - IDEB 2023 6,7, aumentou 1,0 ponto entre as edições, sendo a escola com o segundo maior avanço em Língua Portuguesa; Escola Municipal Madalena Portella - IDEB 6,7, aumentou 1,4 ponto entre as edições sendo a escola com o maior avanço em Língua Portuguesa e Matemática; Escola Municipal Monsenhor Ivo Zanlorenzi - IDEB 2023 5,9 foi a escola que avançou 1,5 pontos entre as edições, sendo o terceiro maior avanço no município; e a Escola Municipal Dr. Caetano Munhoz da Rocha - IDEB 2023 7,8, a escola com o maior avanço, de 1,9 pontos entre as edições.

Os destaques com os maiores indicadores do Ideb no ano de 2023 foram a Escola Municipal Profª Rosália Andrade Remonato, que ocupa o primeiro lugar com IDEB 8,4 e aumento de 1,5 pontos entre as edições, sendo também o terceiro maior avanço comparado entre 2021 e 2023; Escola Municipal Diácono Edgard Marochi na segunda posição, com IDEB 8,2 e aumento de 1,6 pontos entre as edições, foi a segunda colocada com maior avanço comparado entre 2021 e 2023 e o segundo maior avanço no Saeb – Matemática; e em terceiro lugar a Escola Municipal Reino da Loucinha, com IDEB 2023 de 8,1 e aumento de 1,3 pontos entre as edições.